Praia do Ermitão: Descubra Esse Paraíso Selvagem de Guarapari!

Compartilhe com seus amigos!

Quando você for a Guarapari, uma dica que transformará completamente o seu passeio, é explorar as praias escondidas do Morro da Pescaria! Aliás, uma delas é a Praia do Ermitão! Um verdadeiro paraíso selvagem que você precisa conhecer!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Localização e como chegar na Praia do Ermitão

A Praia do Ermitão está localizada no Parque Natural Municipal Morro da Pescaria, o famoso “morro” da Praia do Morro! Pra chegar até ela, você caminhará cerca de 1 Km por uma trilha de acesso.

De fato, é uma trilha leve, podendo ser feita, inclusive, por crianças. Ela tem apenas um pequeno grau de dificuldade, que é justamente na subida do Morro da Pescaria. Porém, ao chegar no ápice da trilha, ela segue descendo gradativamente, até chegar na praia.

Aproveite o passeio pela trilha para contemplar a natureza

Como você andará 1 Km até chegar na Praia do Ermitão, aproveite o passeio pela trilha para contemplar a natureza ao redor! Além do Mirante Praia do Morro, você poderá admirar o visual no Mirante Ilha da Raposa, além de tirar fotos no balancinho que tem lá.

Aliás, quando estiver quase chegando na praia, muito provavelmente você encontrará alguns saguís-de-cara-branca! Eles gostam de interagir com as pessoas, mas fica o alerta: tire fotos, aproveite o momento, porém, não alimente os animais, ok?

YouTube player

Enfim, no final da trilha, essa é a primeira imagem que você terá ao chegar na praia! Lindo demais, não é?

Características da Praia do Ermitão

De fato, a Praia do Ermitão não é uma praia muito grande. São apenas 60 metros de extensão, com uma faixa de areia dourada bem curta, que aliás, fica menor ainda com a subida da maré à tarde.

Praia do Ermitão pela manhã, na maré baixa

Como a praia é cercada por vegetação nativa de Mata Atlântica, remete a um visual bem selvagem. Aliás, por um breve momento, dá até pra esquecer que sua localização é exatamente no lugar mais movimentado da cidade no Verão!

Praia do Ermitão à tarde, com a subida da maré

A Praia do Ermitão é uma praia muito tranquila, com o mar de águas azuis em algumas épocas do ano. Além disso, não tem ondas e é ideal para a família, principalmente crianças e também, pra quem está à procura de sossego.

Caminhando para o lado direito da praia, você encontrará um costão rochoso com bastante vegetação nativa, além de muitas pedras e diversas piscinas naturais.

Aliás, daí dá pra ver perfeitamente uma parte da Praia de Santa Mônica, além do Morro do Una, a Praia de Setiba e o Morro do Cruzeiro de Setiba!

Alguns cuidados essenciais que você precisa ter na Praia do Ermitão

Embora seja uma praia bem tranquila, você precisa ter certos cuidados na Praia do Ermtião: O primeiro é em relação às piscinas naturais, pois a maioria delas tem muitos ouriços.

Além disso, cuidado com as ondas fortes na beirada das pedras. Elas vem repentinamente e se você não estiver atento, pode ser arrastado pela maré e se machucar muito, correndo até risco de afogamento!

Porfim, evite caminhar descalço por ali, pois as pedras são quentes, cheias de limo e em alguns locais, bem pontiagudas também.

Infraestrutura da Praia do Ermitão

Embora seja uma praia deserta, tem um quiosque na entrada da praia que serve porções e bebidas, faz locação de guarda-sol e cadeira de praia, além de disponibilizar uma ducha e banheiro para clientes. Porém, prepare o bolso, porque os preços aí são “de rasgar” (quem pegou a referência, pegou 😄)!

Enfim, a Praia do Ermitão é essa praia incrível e selvagem, localizada no Morro da Pescaria em Guarapari, que eu indico muito a você que vá conhecer! Vale muito à pena, seja pela trilha, pelo passeio e claro, pelo visual incrível que essa praia tem! Fica aí mais essa dica para esse Verão!

Horário de Funcionamento:

Diariamente, de 7hs às 17hs
Valor da Entrada: R$5,00 (Janeiro/2023)

Como chegar:

Siga para Guarapari pela Rodovia do Sol e após passar a pedreira e a entrada das Três Praias, siga em frente até avistar o semáforo no cruzamento (há um posto de gasolina à direita). Vire à esquerda (na esquina do Galetos Zani) na Av Paris e siga em frente, até chegar na praia. Vire novamente à esquerda, seguindo para o final da praia, onde já dá pra avistar o Morro da Pescaria. Vindo do sul, após passar pelo Centro de Guarapari e atravessar a ponte, mantenha-se à direita para chegar na Praia do Morro e vá até o final da praia.

Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Guarapari!

Como Chegar na Praia de Guaibura Em Guarapari!
Praia da Areia Preta e a Fama da Areia Radioativa de Guarapari!
Praia da Raposa: Uma Praia Deserta que Poucos Conhecem!

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!