Praça Augusto Ruschi: O Jardim Europeu de Santa Teresa!

Compartilhe com seus amigos!

Além da famosa Rua do Lazer e o Circuito Caravaggio, Santa Teresa, a cidade mais italiana do Espírito Santo, tem também outros belíssimos pontos turísticos! Aliás, um deles é a Praça Augusto Ruschi, com um belíssimo jardim no estilo europeu, que atrai muitos turistas!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Santa Teresa: a cidade mais italiana do Espírito Santo

Sim, pra quem não sabe, Santa Teresa, município da região serrana do Espírito Santo, localizada a 78 km da capital, foi a primeira cidade do Brasil fundada por italianos! Aliás, foram 388 imigrantes (grande parte da província de Trento) que chegaram ao porto de Vitória em 17 de Fevereiro de 1874, no navio “La Sofia”!

Praça Augusto Ruschi: o belíssimo “Jardim Europeu” de Santa Teresa

A Praça Augusto Ruschi está localizada no centro da cidade, bem próxima à Rua do Lazer. Ela foi construída em 1936, seguindo o traçado dos jardins europeus. Aliás, a praça é conhecida pelos teresenses como “jardim”.

Na Praça Augusto Ruschi é uma praça bem arborizada e muito aconchegante! Uma curiosidade é que o piso da praça não é cimentado, mas de areia.

Nela tem um coreto, que é uma espécie de quiosque ou pavilhão, destinado a apresentações musicais ou teatrais. Aliás, ao lado do coreto tem muitas lavandas!

Além disso, na praça tem chafariz, um monumento em homenagem aos ex-combatentes teresenses da 2ª Guerra Mundial e o principal, que é o busto em homenagem a Augusto Ruschi.

Quem foi Augusto Ruschi?

Natural de Santa Teresa, Augusto Ruschi foi agrônomo, ecologista e naturalista brasileiro. De fato, seu interesse pelo estudo de plantas e animais permitiu que conhecesse a fundo diversos ramos da biologia, tornando-se assim, respeitado especialista em beija-flores e orquídeas do Brasil!

Por fim, foi Patrono Nacional da Ecologia e fundou duas instituições científicas: o Museu de Biologia Professor Mello Leitão (Santa Teresa) e a Estação Biologia Marinha Augusto Ruschi em Aracruz.

YouTube player

Enfim, quando você visitar Santa Teresa, não deixe de visitar a Praça Augusto Ruschi, um dos principais pontos turísticos da cidade, além de ser parada obrigatória para fotos! Sem dúvida, é um lugar aconchegante e agradável, que vai fazer você se apaixonar!

Como chegar:

Pode-se chegar a Santa Teresa pelos municípios de Fundão, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Itarana e Colatina. Partindo da região metropolitana, o melhor caminho é pela BR-101 sentido Fundão e depois, pela ES-261. A Praça Augusto Ruschi está localizada na Rod Josil Espíndola Agostini, no centro da cidade.

Vai embora não! Fique e veja também esses roteiros!

15 Lugares Gratuitos Para Conhecer no Espírito Santo!
Carnaval nas Montanhas: Feriado Com Tranquilidade e Sossego!
Os Melhores Destinos Para Viajar no Espírito Santo!

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

1 thought on “Praça Augusto Ruschi: O Jardim Europeu de Santa Teresa!”

Deixe seu comentário