Pedra dos Três Pontões: O Cartão-Postal de Afonso Cláudio!

Compartilhe com seus amigos!

A Pedra dos Três Pontões, esse monumento natural incrível, é o principal cartão-postal do município de Afonso Cláudio, no interior do Espírito Santo! Aliás, fazer trilha até a base da pedra é, sem dúvida, uma experiência única e fascinante!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Pedra dos Três Pontões: o cartão-postal de Afonso Cláudio

A Pedra dos Três Pontões, uma enorme formação rochosa com caractarísticas únicas, é o cartão-postal e principal atração turística da cidade de Afonso Cláudio. Esse belíssimo monumento natural que está a 1.110 metros do nível do mar, possui 1.300 metros de altitude e é formado por três grandes pontões que se erguem sobre a pedra.

Localização da Pedra dos Três Pontões

A Pedra dos Três Pontões está localizada a 8 Km do centro de Afonso Cláudio e 136 Km de Vitória. Ela fica numa propriedade particular, na fazenda que pertence à família de Itamar Tesch, onde lá funciona o Cantinho Três Pontões, que oferece hospedagem rural com alimentação e trilha guiada até os Três Pontões.

A trilha até a Pedra dos Três Pontões

A trilha até os Três Pontões dura entre 3 a 4 horas. São aproximadamente 6 km de trilha, que exige bom preparo físico e o uso de equipamentos adequados. Portanto, se você está sedentário, dá pra fazer, mas vai sair morto de lá! 😂

De fato, não é uma trilha difícil de ser feita, porém, pra quem não está acostumado, sentirá muito, pois em muitos pontos até chegar no topo, é necessário passa por algumas formações rochosas muito inclinadas e além disso, fazer uma ou duas escalaminhadas.

Porém, todo o esforço é compensado pelo visual, que é fantástico! Quase chegando no topo, faz-se uma primeira parada num mirante, onde de lá é possível ver a Pedra dos Três Pontões! Sem dúvida, é um cenário surreal e muito, mas muito lindo!

Em seguida, a trilha continua até chegar na base da Pedra do Três Pontões! Confesso que foi uma das experiências mais surreais da minha vida!

Aliás, vendo a Pedra dos Três Pontões da tela de um celular ou pelo computador, é impossível ter noção da sua real grandeza! De fato, são nessas horas que você percebe que é apenas um ser bem insignificante…

Essa é a vista de quem está na base da pedra
Curiosidade sobre a Pedra dos Três Pontões

Uma curiosidade muito interessante sobre a Pedra dos Três Pontões, é que no topo da pedra, um dos pontões é o ninho de uma ave chilena, que habita no lugar a anos! Além disso, outras aves também podem ser vistas sobrevoando a região.

Os balanços dos Três Pontões

Sem dúvida, os balanços dos Três Pontões são algumas das atrações do local e parada obrigatória para fotos, que depois acabam viralizando no Instagram – sendo que um deles ficam bem de frente para a pedra!

Já o outro, fica bem distante da pedra, no caminho em direção ao retorno da trilha. Mas aí eu te pergunto: você teria coragem?

Além da trilha guiada, a Pedra dos Três Pontões é local também para a prática de várias atividades esportivas, como vôo livre, rapel e escalada!

Enfim, fazer trilha na Pedra dos Três Pontões foi para mim foi uma experiência inesquecível! Sem dúvida, um dos lugares mais incríveis que já conheci no Espírito Santo! Portanto, assim que tiver oportunidade, chame a família e amigos e vá conhecer esse belíssimo monumento natural capixaba! Tenho certeza que será um passeio e tanto!

Contato:

Tel/WhatsApp: (27) 3735-1667 / 99845-9473
Redes Sociais: Facebook | Instagram

Como chegar:

O acesso a Afonso Cláudio se dá pela BR-262, seguindo por Marechal Floriano e depois pela ES-165, passando por Venda Nova do Imigrante. Do centro da cidade até os Três Pontões, são cerca de 23 Km, passando pela BR-484.

Vai embora não! Fique e confira outros destinos de aventura no Espírito Santo!

O Frade e a Freira: Um dos Monumentos Mais Famosos do Estado!
Mestre Álvaro: Um dos Principais Monumentos Naturais do Estado!
Monte Aghá: O Destino Ideal Dos Amantes de Aventura!

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário