De fato, a ida às cachoeiras aumentam consideravelmente no Verão! Porém, com as constantes chuvas, é importante estar ciente de um perigo muito comum nessa época do ano: a cabeça d’água. Entenda o que é esse fenômeno para poder curtir a alta temporada em segurança!
Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!
O que é uma cabeça d’água?
A cabeça d’água é um fenômeno meteorológico que ocorre quando uma grande quantidade de chuva cai nas partes superiores de uma cachoeira ou na cabeceira dos rios. Consequentemente, isso causa de forma bem rápida, o aumento repentino do nível de água, que por sua vez, sai arrastando tudo o que está à sua frente.
Como identificar uma cabeça d’água?
De fato, existem alguns sinais que podem indicar a presença de uma cabeça d’água. São eles:
1. O aumento repentino do nível da água
Assim que chegar numa cachoeira, marque o nível da água em algum lugar, como uma rocha. A partir daí acompanhe constantemente e se perceber que o nível subiu, saia imediatamente do local!
2. Mudança na cor da água, que fica mais barrenta
Aliás, esse é outro fator muito importante: ao perceber que á água começou a mudar de cor e está descendo cada vez mais barrenta, evacue o local rapidamente, pois isso é sinal que vem uma enxurrada por aí!
3. Presença de detritos, como galhos e folhas, na água
Outro sinal claro de uma cabeça d’água é quando começam a descer muitos detritos, como galhos e folhas, constantemente. Se isso acontecer, saia logo da água, pois sua vida pode estar em risco!
4. Ruídos repentinos, como o barulho de pedras rolando ou de árvores quebrando
Sem dúvida, esses ruídos e sons abruptos indicam claramente que o lugar onde você está é completamente perigoso e você deve deixá-lo imediatamente!
5. Aumento da força ou volume da queda d’água de uma cachoeira
Além disso, se você estiver embaixo da cachoeira e perceber um aumento repentino da força ou volume da água, corra, porque é sinal que a cabeça d’água está muito próxima do local!
Como evitar uma cabeça d’água?
Sem dúvida, a melhor forma de evitar uma cabeça d’água é NÃO VISITAR cachoeiras durante períodos de chuva forte, não só no Verão. Além disso, antes de sair de casa, é muito importante verificar a previsão de chuva na região.
Lembre-se: a chegada de uma cabeça d’água ocorre em poucos minutos. Portanto, você precisa estar atento para poder agir rapidamente. Cada segundo é importante para garantir a sua segurança e o mais importante: a sua vida!
Como se proteger de uma cabeça d’água?
Se você for pego por uma cabeça d’água, siga estas dicas para se proteger:
– Não tente nadar contra a correnteza. Ela é muito forte e pode arrastá-lo para longe.
– Procure um local seguro para se agarrar. Uma árvore, um galho ou uma pedra podem te proteger da correnteza.
– Se estiver com alguém, tentem se manter unidos. Isso aumentará suas chances de sobreviver.
Enfim, a cabeça d’água é um fenômeno perigoso que pode causar acidentes graves. Portanto, é importante estar ciente dos riscos e tomar as devidas precauções para se proteger.
Vai embora não! Fique e conheça também esses roteiros!
5 Dicas de Segurança Para Evitar Acidentes em Cachoeiras!
Segurança na Praia: 7 Recomendações que as Pessoas Ignoram!
Verão: 5 Dicas Para Aproveitar a Estação Mais Quente do Ano!
IMPORTANTE: Ao visitar esses pontos turísticos, que tal mantê-los preservados, do jeito que estão? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!