5 Dicas de Segurança Para Evitar Acidentes em Cachoeiras!

Compartilhe com seus amigos!

Sem dúvida, cachoeiras são destinos turísticos bem populares, não só no Espírito Santo, mas em todo Brasil. No entanto, são locais também onde ocorrem muitos acidentes, dos mais variados motivos. Portanto, veja agora 5 dicas de segurança para evitar acidentes em cachoeiras!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Com a proximidade das férias e do Verão, é natural que as pessoas aproveitem para curtir momentos de lazer em pontos turísticos como praias e cachoeiras com muito mais frequência. O problema é quando a diversão se transforma em tensão e desespero. Portanto, fique atento a essas dicas, para garantir que tudo ocorra bem e dessa forma, evitar os acidentes em cachoeiras!

5 dicas de segurança para evitar acidentes em cachoeiras
1. Nunca subestime a força da água

Mesmo parecendo tranquilas, a cachoeira é um ambiente que pode ser muito perigoso. Isso porque a água pode ter correntezas muito fortes e corredeiras. Além disso, é fundamental se manter em alerta e prestar bastante atenção às condições da água.

2. De forma nenhuma, nade em áreas proibidas

Algumas cachoeiras têm áreas de banho que são estritamente proibidas, por terem rochas soltas ou escorregadias, além das correntezas fortes. Antes de entrar na água, certifique-se de seguir as placas e sinais de segurança.

3. Não pule de rochas ou cachoeiras, principalmente de cabeça

De fato, esse é um dos principais motivos causadores de lesões permanentes e até mesmo, de óbitos. Pular das rochas ou do alto das cachoeiras é muito perigoso. Portanto, seja prudente e ajude a desencorajar seus amigos dessa prática.

4. Jamais subestime a profundidade da água

Devido a vários fatores, a profundidade da água pode variar muito. Períodos de chuva, por exemplo, podem mudar completamente o relevo de uma área e dessa forma, alguns lugares podem estar mais fundos ou mais rasos do que você imagina. Portanto, sempre teste a profundidade da água antes de entrar.

5. Fique em estado de alerta o tempo todo

De fato, as cachoeiras são perigosas, não apenas nas tempestades ou em chuvas intensas, mas também, nos períodos de pós-chuvas, com o risco de cabeça d’água. Evite ir para a cachoeira em condições climáticas adversas. Porém, se você já estiver no local, procure rapidamente um lugar alto e seguro, bem distante das correntezas.

Outras dicas de segurança importantes:

– Sempre avise seus familiares e amigos quando você decidir sair para estar em meio à natureza
– Se possível, ative o serviço de localização do seu celular
– Evite ir sozinhos a esses lugares, principalmente se você não conhece o local
– Não tome ou incentive atitudes irresponsáveis, como brincadeiras ou desafios que coloquem em risco a vida das pessoas
– Sua vida vale mais que uma foto viralizada nas redes sociais, lembre-se disso
– A logística dos resgates em lugares de difícil acesso é sempre demorada e complicada; portanto, procure se portar de forma preventiva e segura

Dessa forma, com um pouco de cuidado, você poderá curtir momentos de lazer nas cachoeiras de forma tranquila e sem correr riscos desnecessários. Por fim, esse é um post de utilidade pública; portanto, peço que compartilhe com seus amigos! Muito obrigado e boa diversão!

Vai embora não! Fique e confira agora 3 cachoeiras para conhecer no Espírito Santo!

A Cascata de Ibiraçu é Um Refúgio Desconhecido na Natureza!
A Única Cachoeira do Estado que Fica Dentro de uma Gruta!
Como Chegar nas Cachoeiras de Iracema e Iraceminha!

IMPORTANTE: Ao visitar esses pontos turísticos, que tal mantê-los preservados, do jeito que estão? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

1 thought on “5 Dicas de Segurança Para Evitar Acidentes em Cachoeiras!”

Deixe seu comentário