Como Chegar nas Cachoeiras de Iracema e Iraceminha!

Compartilhe com seus amigos!

As Cachoeiras de Iracema e Iraceminha são um dos principais pontos turísticos de Alfredo Chaves. Porém, além do banho refrescante nas cachoeiras, o local também é ideal para quem gosta de fazer trilha e estar em meio à natureza. Portanto, veja agora como chegar nas Cachoeiras de Iracema e Iraceminha!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Localização e como chegar nas Cachoeiras de Iracema e Iraceminha

As Cachoeiras de Iracema e Iraceminha estão localizadas no município de Alfredo Chaves, cerca de 96,8 km de Vitória. Elas ficam no vilarejo de Carolina, a 28 km do centro da cidade. Pra chegar até o município, você pode ir pela BR-101 ou BR-262 e depois, pegar a ES-146 e ES-383.

Aliás, é importante frisar que todas as cachoeiras do município estão localizadas fora do centro, na zona rural. Portanto, o único acesso até elas é de carro e além disso, boa parte das estradas de acesso não são pavimentadas.

A trilha de acesso às cachoeiras

Como eu citei no início, o local também é excelente pra quem gosta de fazer trilha, pois a caminhada da porteira de acesso que fica na beira da estrada até as cachoeiras de fato, dura cerca de meia hora.

Aliás, se você curte mesmo aquela imersão total na natureza, prepare-se, pois você estará bem no meio da mata atlântica; afinal, as cachoeiras estão localizadas na área do Parque Municipal Cachoeira de Iracema. Eu achei maneiro fazer essa trilha e gostei demais dessa experiência imersiva!

As Cachoeiras de Iracema e Iraceminha

A primeira cachoeira que temos acesso é a de Iraceminha. Sua queda d’água bate nas pedras e é muito gostoso fica embaixo dela, ali entre as pedras!

Porém, a atração principal mesmo é a Cachoeira de Iracema. Ela fica não muito distante da Cachoeira de Iraceminha e pra chegar lá, basta seguir a trilha, atravessando uma ponte improvisada.

A Cachoeira de Iracema tem uma queda d’água de 30 metros e tomar banho nela é uma delícia! Além disso, em frente à cachoeira forma-se uma prainha bem rasinha, com alguns bancos de areia. Mas fique atento, pois abaixo da queda d’água é um pouco fundo.

Infraestrutura das cachoeiras

O acesso às cachoeiras é livre e não há nenhuma infraestrutura no local. Portanto, tenha consciência e leve consigo todo o lixo que produzir. Além disso, é proibido acampar no local e também fazer fogueiras!

Algumas observações importantes:

– Leve repelente, pois num local de mata fechada tem muitos mosquitos
– Tome cuidado com as crianças, pois lá tem muitas pedras escorregadias
– Fique atento nos periódos pós-chuva por causa dos riscos de cabeça d’água, principalmente na ponte de acesso à Cachoeira de Iracema

Uma curiosidade sobre as Cachoeiras de Iracema e Iraceminha

Aliás, de acordo com moradores da região, foi o engenheiro inglês Charles Blommer Revee, o “Engenheiro Revee”, responsável pela construção das ferrovias e estações de Alfredo Chaves, que deu às cachoeiras o nome de uma de suas filhas, Iracema.

Já o vilarejo de Carolina, recebeu o nome de sua outra filha e o distrito de Matilde, foi uma homenagem à sua esposa.

Enfim, nesse calorão que anda fazendo, nada melhor do que correr para o meio do mato pra se refrescar numa cachoeira, não é? A vantagem aqui, no entanto, é que você poderá fazer isso, logo em duas!

Como chegar:

Você pode seguir em direção a Alfredo Chaves pelas BR-101 ou BR-262. A BR-101 é a melhor opção, porém, se preferir ir pela BR-262, você passará pelos municípios de Viana, Domingos Martins e Marechal Floriano. Chegando em Alfredo Chaves, siga em direção ao vilarejo de Carolina, a 28 km do centro pela ES-146 e em seguida, a ES-383.

Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Alfredo Chaves!

A Cachoeira de Matilde tem a Maior Queda Livre do Espírito Santo!
Cachoeira Vovó Lúcia: Ótima Opção de Lazer Para a Família!
Cruzeiro São Miguel Arcanjo: Fé e Devoção em Alfredo Chaves!

IMPORTANTE: Ao visitar esses pontos turísticos, que tal mantê-los preservados, do jeito que estão? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário