Verão: 5 Dicas Para Aproveitar a Estação Mais Quente do Ano!

Compartilhe com seus amigos!

Daqui a 2 dias estaremos oficialmente no Verão, o período mais quente e alegre do ano! Portanto, veja agora 5 dicas para aproveitar ao máximo os próximos meses dessa estação!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

5 dicas para aproveitar bem o Verão

Esse é um post de utilidade pública. Portanto, peço que compartilhe com seus amigos nas redes sociais, para que tenhamos todos uma estação tranquila, sossegada e claro, cheia de energia!

1. Aproveite seus momentos de lazer com bom senso para não incomodar outras pessoas

Sem dúvida, uma das maiores reclamações que as pessoas fazem no Verão diz respeito ao som alto na praia. Inclusive, em algumas cidades como Vitória, o uso de caixas de som portáteis é proibido em praias, praças, parques, calçadões e nas ruas. O valor do auto de infração pode chegar a R$10 mil, além da apreensão dos equipamentos.

Foto: Marcelo Moryan/MTur

Outro cuidado que se deve ter é em relação a pets nas praias. Algumas cidades proíbem animais na areia, sendo permitido somente passear com eles no calçadão. Além disso, fique atento às altas temperaturas e evite os horários entre 9h a 17h, para não ter as patinhas machucadas no chão quente do calçadão.

Finalizando esse tópico, é sempre bom ressaltar a importância de manter as praias limpas. Embora as prefeituras tenham serviços de limpeza, isso não dá a ninguém o direito de agir como um porco e irresponsável. Portanto, jogue o lixo nas lixeiras próximas ou leve-o consigo, caso não esteja numa praia urbana.

2. Siga as instruções dos guarda-vidas e procure nadar somente nas áreas sinalizadas como seguras

Infelizmente, os casos de afogamento aumentam no Verão consideravelmente e o motivo é quase sempre o mesmo: a imprudência das pessoas em desobedecer as instruções de segurança, passadas pelos guarda-vidas.

Portanto, para não transformar em tragédia um momento que é para ser de alegria e diversão, fique atento às instruções que são passadas. Evite entrar no mar sob o efeito de álcool ou drogas e tenha cuidado nas pedras ou corais. Além disso, se estiver numa trilha ou cachoeira, obedeça à risca as orientações do guia.

3. Tenha atenção redobrada com as crianças

Crianças se perdendo dos pais na praia já virou clichê, não só no Verão, mas o ano todo. Portanto, para tentar evitar ou minimizar essa estatística, jamais deixe as crianças desacompanhadas. Regra básica de segurança: coloque pulserinhas de identificação nos seus filhos. Geralmente, elas são cedidas pelo corpo de bombeiros ou guarda-vidas. Outra dica é definir na família um ponto de encontro, caso alguém se perca.

4. Hidrate-se, use filtro solar e cuidado com a exposição excessiva ao sol

Parece até clichê, mas essas regras básicas são esquecidas por muitas pessoas. A desidratação é um dos principais problemas do Verão. Portanto, beba bastante água, sucos e água de coco. Já o filtro solar, é um item obrigatório que não pode sair da sua bolsa de praia. E quanto à exposição ao sol, entenda: muitas pessoas sofrem de câncer de pele hoje porque anos atrás não seguiram essas dicas!

5. Atenção à sua alimentação

Tenha cuidado com pratos típicos de algumas regiões que não fazem parte da sua refeição diária. Isso porque alguns são muito pesados, com temperos fortes ou elevados índices de gordura. Além disso, atenção aos petiscos oferecidos pelos vendedores ambulantes, como espetinhos e salgados. Se duvidar da procedência, procure um bom restaurante ou então, leve seu lanche de casa.

Foto: Vitor Jubini/MTur

Enfim, espero que essas dicas possam te ajudar a minimizar ou até mesmo evitar quaisquer contratempos que possam atrapalhar sua diversão nesse Verão! Curta seus bons momentos, seja na praia, cachoeira ou com os amigos numa trilha, mas sempre de olho na segurança e o bem estar de todos! Portanto, aproveite bem esse Verão!

Vai embora não! Fique e veja também outras dicas de segurança!

5 Cuidados que Você Precisa Ter nas Praias de Guarapari!
5 Dicas de Segurança Para Evitar Acidentes em Cachoeiras!
Segurança na Praia: 7 Recomendações que as Pessoas Ignoram!

IMPORTANTE: Ao visitar esses pontos turísticos, que tal mantê-los preservados, do jeito que estão? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário