Madrid é uma cidade fascinante e com diversas atrações turísticas para conhecer! Sua arquitetura moderna, os parques e praças, lugares históricos… enfim, tudo isso faz da capital espanhola um lugar obrigatório para visitar na Europa! Veja agora essa lista de 10 passeios gratuitos para fazer em Madrid!
Essa matéria faz parte do projeto “Terra Capixaba Sem Fronteiras”, onde compartilho como você um pouco da minha experiência de viagem fora do Espírito Santo! Aproveite e siga o @terracapixabasemfronteiras no Instagram!
Madrid: um destino obrigatório na sua ida à Espanha
Madrid é uma cidade que surpreende pela quantidade de atrativos turísticos que tem a oferecer! Isso porque a cidade é simplesmente GIGANTE e em apenas 2 dias (e meio), não dá pra visitar tudo!
Mas a grande vantagem da capital espanhola (aliás, da Europa como um todo) é que há muitas atrações GRATUITAS para conhecer por lá! Confira agora 10 passeios gratuitos para fazer em Madrid!
1. Ir na Puerta del Sol, uma das praças mais famosas de Madrid
Sem dúvida, a Puerta del Sol é uma das praças mais famosas de Madrid! É o ponto de encontro de madrilenhos e turistas. Além disso, é lá que está a icônica estátua do “Urso de Madrid”, símbolo da capital da Espanha.
O “Urso de Madrid” foi construído pelo escultor Antônio Navarro Santafé em 1967. Aliás, a estátua representa os principais símbolos da cidade: um urso que se apoia sobre um medronheiro para alcançar alguns de seus frutos.
2. Visitar a Plaza Mayor de Madrid
Localizada no centro de Madrid, próxima da Puerta del Sol e do Palácio Real, a Plaza Mayor de Madrid foi desenhada no estilo barroco por Juan de Herrera e Juan Gómez de Mora. A praça tem três pontos icônicos: a Estátua de Felipe III, a Casa da Padaria e o Arco de Cuteleiros.
Medindo 129 metros de comprimento por 94 metros de largura, a praça está rodeada por pórticos e construções de três andares. Realmente, eu achei impressionante visitá-la, principalmente à noite! Sem dúvida, é uma das visitas obrigatórias da cidade.
3. Fazer um passeio pela Calle Gran Vía
A Gran Vía é simplesmente, a avenida mais conhecida da cidade. Com mais de 3,7 km de extensão, faz ligação da Plaza de España à Plaza de Cibeles. Nela, você verá edifícios históricos como o Metropol e o Hotel Ritz, além de teatros, bares, restaurantes, cafés e lojas.
Sem dúvida, é um lugar muito popular para visitar, pois oferece uma variedade de coisas para ver e fazer. Eu aproveitei para visitar a Primark, uma loja muito popular aqui da Europa!
4. Visitar o Palacio de Cristal no Parque El Retiro
De fato, o Parque El Retiro é um dos pontos turísticos mais bonitos de Madrid. Passear pelo parque (ele é enorme, tá?) é uma experiência incrível. Lá você encontrará lagos, jardins, fontes e estátuas, além do belíssimo Palácio de Cristal, uma das principais atrações turísticas da cidade.
Aliás, o Palácio de Cristal foi construído no século XIX para servir como um jardim de inverno. Nos seus arredores há muitas árvores, lagos, fontes e diversos caminhos para desfrutar a natureza.
5. Conhecer o Palácio Real de Madrid
Você sabia que o Palácio Real de Madrid já foi a residência oficial da Família Real Espanhola? Atualmente, o palácio é usado apenas para recepções, cerimônias e atos oficiais. Foi construído em 1738 e é conhecido também como Palácio de Oriente.
A saber, o Palácio Real oferece tanto visitas simples como visitas guiadas durante todo o ano, fechando somente em atos oficiais. A visita inclui a entrada a Salões Oficiais, o Arsenal Real e a Farmácia Real.
6. Passear pelos Jardins de Sabatini
Sem dúvida, desses 10 passeios gratuitos para fazer em Madrid, esse foi um dos lugares mais maneiros que gostei de visitar! Os Jardins de Sabatini é um enorme espaço verde de estilo neoclássico, localizado na fachada norte do Palácio Real.
Os jardins foram criados após a proclamação da Segunda República e estão ornamentados através de desenhos geométricos. Além disso, nos jardins você encontrará canteiros, fontes e esculturas.
7. Visitar algumas locações de La Casa de Papel
Quem é fã mesmo da série da Netflix, sem dúvida, ao chegar em Madrid, vai querer logo saber onde ficam os lugares que serviram de cenário para as gravações externas! E um deles é a Plaza del Callao, a famosa praça onde choveu dinheiro no início da terceira temporda!
Além disso, tirei foto também em frente ao verdadeiro Banco de España, palco do segundo assalto. Isso porque as gravações externas, com todas as fachadas, por exemplo, foram feitas longe dali, em Nuevos Ministerios.
8. Conhecer a Catedral da Almudena
A Catedral de Santa Maria a Real de Almudena começou a ser construída em Abril de 1883 e consagrada pelo Papa João Paulo II em Junho de 1993. Aliás, foi a primeira catedral consagrada fora de Roma. Além disso, é o edifício religioso mais importante de Madrid.
Eu não visitei o interior da catedral. Como estava passeando pela cidade, aproveitei o local para ver o pôr do sol – que por sinal, foi muito bonito, visto desse local!
9. Tirar foto em frente à Fuente de Cibeles, na Plaza de Cibeles
A Plaza de Cibeles é uma das praças mais icônicas e representativas de Madrid. Nos arredores estão a Prefeitura, o Banco de España e o Palácio de Cibeles. No centro fica a Fuente de Cibeles, uma fonte que retrata a deusa romana da fertilidade e abundância sobre uma carroça puxada por leões.
Na verdade, esse foi o primeiro ponto turístico que vi assim que cheguei em Madrid, depois de sair do aeroporto! Realmente, a praça impressiona pela sua beleza e já é praticamente um cartão de visitas do que a cidade tem a oferecer!
10. Mercado de San Miguel
O Mercado de San Miguel é um espaço gastronômico que conserva sua estrutura original de ferro, que é do início do século XX. Está localizado na Plaza de San Miguel, ao lado da Plaza Mayor.
É um lugar muito frequentado por turistas, onde você tem a oportunidade de degustar e conhecer algumas comidas típicas de várias regiões da Espanha. Realmente, no dia que fui lá, estava lotado!
Algumas dicas para aproveitar melhor o seu tour por Madrid:
– Madrid é uma cidade muito grande. Portanto, elabore antes um roteiro para otimizar o seu tempo, principalmente se você fizer todo o percurso a pé;
– Use calçados confortáveis porque você com certeza andará muito! Além disso, leve roupas adequadas de acordo com a estação do ano;
– Acostume-se com as multidões. Aliás, praticamente todas as grandes cidades da Europa são muito movimentadas. De lá você vê gente do mundo inteiro!
– Se você quiser visitar o interior de alguns monumentos, como por exemplo, o Palácio Real de Madrid, procure comprar os ingressos com antecedência, pois costumam se esgotar bem rápido.
Enfim, a capital espanhola é uma cidade incrível que oferece uma grande variedade de atrações para todos os gostos! Com esses 10 passeios gratuitos para fazer em Madrid, você pode economizar dinheiro e conhecer a cidade sem perder nada! Espero que sua experiência seja única e inesquecível!
Ah, conhece algum amigo ou parente que já tem viagem marcada para a Europa? Compartilhe esse texto com eles! Sem dúvida, essas dicas poderão ajudá-los bastante!
E antes de ir embora, confira essa outra dica de viagem, pode ser muito útil para você também!
7 Passeios Gratuitos Para Fazer em Barcelona!
“Terra Capixaba Sem Fronteiras: o mundo que você não conhece, agora você encontra aqui!”