Visitei a Praça Augusto Ruschi!

Santa Teresa, a cidade mais italiana do Espírito Santo – pra quem não sabe, foi a primeira cidade colonizada pelos italianos no Brasil – é um dos principais destinos turísticos do Estado! Quando estive lá, visitei a Praça Augusto Ruschi e agora conto pra vocês como foi!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

A Praça Augusto Ruschi está localizada no centro da cidade, próxima à Rua do Lazer e foi construída em 1936, seguindo o traçado dos jardins europeus. Assim, como citei no início, Santa Teresa foi a primeira cidade do Brasil fundada por italianos – 388 imigrantes (grande parte da província de Trento) que chegaram ao porto de Vitória em 17 de Fevereiro de 1874, no navio “La Sofia”! (Fonte: Governo ES)

A praça, conhecida pelos teresenses como “Jardim”, possui coreto – uma espécie de quiosque ou pavilhão, construído em praças públicas e destinado a apresentações musicais ou teatrais (foto abaixo), chafariz, um busto em homenagem a Augusto Ruschi e um monumento em homenagem aos ex-combatentes teresenses da 2ª Guerra Mundial. (Fonte: Prefeitura de Santa Teresa)

Aliás, observem que ao lado do coreto há muitas lavandas!

E quem foi Augusto Ruschi?

Natural de Santa Teresa, foi agrônomo, ecologista e naturalista brasileiro. De fato, seu interesse pelo estudo de plantas e animais permitiu que conhecesse a fundo diversos ramos da biologia, tornando-se respeitado especialista em beija-flores e orquídeas do Brasil! (Fonte: Wikipédia)

Por fim, foi Patrono Nacional da Ecologia e fundou duas instituições científicas: o Museu de Biologia Professor Mello Leitão (Santa Teresa) e a Estação Biologia Marinha Augusto Ruschi (Aracruz).

Certamente, a praça chama muito a atenção por ser bem arborizada e por sua diversidade de flores! O chafariz é muito lindo e por ali há vários cantinhos bem “instagramáveis”, que rendem altas fotos para o Instagram!

De fato: a foto abaixo não tem uma certa semelhança com o chafariz da Praça Dr Arthur Gerhardt, em Domingos Martins?

Vejam nas fotos abaixo as laterais da praça, com um grande corredor de árvores! Imaginem, pois, as fotos que dá pra tirar aí!

Ao visitarem Santa Teresa, fica aí a dica pra irem também aí na Praça Augusto Ruschi. Sem dúvida, vocês irão se apaixonar por essa praça!

Como chegar:

Pode-se chegar a Santa Teresa pelos Municípios de Fundão, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Itarana e Colatina. A praça está localizada na Rod Josil Espíndola Agostini, no Centro do Município.

Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Santa Teresa!

Conheci o Mirante Vale do Canaã!
Visitei o Museu de Biologia Professor Mello Leitão!

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!