Visitei o Sítio Histórico de Itapina!

Compartilhe com seus amigos!

Hoje o Terra Capixaba te leva numa viagem para o norte do Espírito Santo, a aproximadamente 129 Km da capital do Estado. O nosso destino é o Sítio Histórico de Itapina, distrito do município de Colatina. E aí, ficou curioso? Então, conheça agora!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

O Sítio Histórico de Itapina está localizado a aproximadamente 25 Km de Colatina e segundo o Wikipédia, o distrito desenvolveu-se às margens do Rio Doce no final do século XIX, após ser colonizada por imigrantes europeus.

Na primeira metade do século passado, teve grande destaque na produção de café e na ocasião se tornou um dos polos comerciais mais ricos da região; a criação da Estação Ferroviária de Itapina, da Estrada de Ferro Vitória-Minas – em 1907 – constribuiu muito para esse desenvolvimento.

Mas devivo a vários fatores ocorridos na década de 70, o vilarejo entrou em decadência e a maioria dos moradores mudaram-se para cidades maiores em busca de melhores condições de vida.

E segundo a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o sítio histórico foi tombado e até hoje se preserva o conjunto arquitetônico das edificações construídas no auge da sua importância econômica, em estilo rococó, colonial brasileiro e art décor.

Embora seja um vilarejo pequeno, Itapina é um lugar muito interessante de se conhecer, não só por sua história, mas também por suas belezas naturais.

As fotos mostram um pouco dessa beleza histórica, mas há muito mais a ser mostrado. Mas essas são as cenas dos próximos capítulos… Aguardem!

Como chegar:

Segundo a Prefeitura Municipal de Colatina, há 3 formas de se chegar no Distrito: a 1ª opção (e mais divertida) é o trem da Estrada de Ferro Vitória-Minas, da Companhia Vale do Rio Doce. Todos os dias ele sai às 7 horas na Estação Pedro Nolasco em Cariacica, com previsão de chegada em Itapina às 9h45. Vindo de Minas Gerais, pode pegar o trem que faz o trajeto BH x Vitória, que passa pelo distrito às 17 horas.

Na outra opção, saindo de Vitória, vá pela BR-259 até Colatina, passe pela Segunda Ponte sobre o Rio Doce e siga adiante até Itapina, cuja sede fica do outro lado da Rodovia, na margem direita do rio. Se estiver de carro, você terá que deixá-lo no estacionamento que fica em frente ao ponto da Balsa. Aí é só pegar a Balsa (que é gratuita) para chegar no local.

Também dá pra ir até ao centro de Colatina e passar pela Ponte Florentino Avidos, em direção ao bairro São Silvano passando pela Segunda Via. Ou ir ao bairro Honório Fraga; as duas estradas que dão acesso à BR- 259. Também pode ir pela Av Beira Rio, em direção ao bairro Luís Iglesias (antigo bairro Acampamento) e pegar a estrada de chão, até ao distrito, passando por Santa Joana.

Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Colatina!

Ponte Florentino Avidos: Conheçam Sua História!
Visitei a Catedral do Sagrado Coração de Jesus!
Vocês Conhecem a História Da Ponte Inacabada de Itapina?

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!
Carlos Alberto Rocha
Carlos Alberto Rocha
Artigos: 370

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *