guarapari

Conheça o Parque Estadual Paulo César Vinha

Uma das principais reservas ambientais do Espírito Santo, o Parque Estadual Paulo César Vinha é o lugar ideal para aprender sobre educação ambiental e ao mesmo tempo, estar em contato direto com a natureza! Com, trilhas, praia e lagoa, esse é um passeio imperdível que você precisa fazer quando for a Guarapari!

Foto: @meinevision

Localizado no norte de Guarapari, já fazendo divisa com Vila Velha, o Parque Estadual Paulo Cesar Vinha (PEPCV) tem várias atrações, dentre trilhas (inclusive, uma trilha aquática, feita de de caiaque), praias, um mirante e a famosa Lagoa da Coca-Cola!

Foto: @belgaimagens

História do PEPCV O Parque Estadual de Setiba foi criado em Junho de 1990, com o objetivo de preservar uma faixa contínua de restinga. Seu nome mudou em 1994, em homenagem ao biólogo Paulo César Vinha, que foi assassinado, pois era contra a extração de areia na região.

Dados demográficos do PEPCV O PEPCV tem uma área total de 1.500 hectares, com grande diversidade de ambientes, como lagoas, dunas, planícies alagadas e vegetação de restinga. Além disso, no Parque há inúmeras espécies raras, exóticas e também ameaçadas de extinção. 

De acordo com o livro “Répteis de Restinga do Parque Estadual Paulo César Vinha”, escrito pelos biólogos Thiago Marcial de Castro e Thiago Silva Soares, o Parque é habitat de 45 espécies de répteis, sendo 14 espécies de lagartos, 27 de serpentes, 2 anfisbênios, 1 de jacaré e 1 de cágado.

Foto: Leonardo Merçon/Wikimedia Commons

Conhecendo as atrações do PEPCV O Parque Estadual Paulo César Vinha tem diversas atrações, indicadas para todas as idades! São elas:

Foto: @meinevision

Trilha da Restinga Com 2,5 km de extensão num terreno plano e arenoso, essa é a principal trilha do Parque, que dá acesso até a praia e a Lagoa de Caraís. No caminho você poderá observar a vegetação de restinga, as planícies alagadas e se tiver sorte, se deparar com alguns animais silvestres!

Trilha do Alagado A Trilha do Alagado é uma trilha pequena, de apenas 480 metros de extensão. O acesso a ela é feito a partir da trilha da Restinga e nela é possível observar o maior ambiente de alagado do Parque, do alto de um mirante artificial.

Foto: @meinevision

Trilha da Clusia Muito utilizada para práticas de educação ambiental, a Trilha da Clusia é uma trilha circular realizada sob a floresta de restinga. Ela fica próxima da sede adminstrativa e tem apenas 150 metros de extensão. Além disso, nela é possível conhecer as principais características e espécies deste ambiente.

Trilha da Capivara A Trilha da Capivara é a única trilha aquática do Estado! Aliás, é um passeio muito gostoso, feito de caiaque na Lagoa de Caraís. O ponto de partida fica num deck, pouco mais de 500 metros da sede administrativa. Os passeios são guiados e agendados previamente com os monitores ambientais do Parque.

Foto: @monitorambiental.pepcv

Praia D’Ulé A Praia D’Ulé está localizada no extremo norte do Parque e é a última praia de Guarapari, já fazendo divisa com a cidade de Vila Velha. Além disso, ela fica próxima às dunas e é um dos principais points de surf do Estado, inclusive com a realização de campeonatos.

Foto: @yourmomentcr

Foto: @bns_drones

Praia da Caraís A Praia de Caraís é a praia que dá acesso à Lagoa de Caraís. Aliás, tratra-se de uma praia deserta, sem nenhuma infraestrutura e com o mar bem agitado. Ela fica a 1,5km a partir da sede administrativa do Parque e também é muito procurada por surfistas.

Praia de Setibão A Praia de Setibão está localizada no extremo sul do Parque, ao lado da Praia de Setiba Pina. Além disso, é uma praia com grande quantidade de conchas, devido à proximidade de corais no mar. E dessas três, é a mais procurada para a prática de surf.

Mirante do Sambaqui O Mirante do Sambaqui é uma elevação rochosa natural, sendo que de lá é possível avistar toda extensão da Lagoa de Caraís, além da Serra de Buenos Aires em segundo plano! Seu acesso é feito através de uma trilha curta a partir da Lagoa de Caraís.

Foto: Leonardo Merçon/Wikimedia Commons

Lagoa de Caraís Popularmente conhecida como a Lagoa da Coca-Cola, trata-se de uma lagoa de água doce, que fica a poucos metros da praia. Ela tem uma coloração avermelhada devido à decomposição da matéria orgânica presente nos alagados que a abastecem. Ela fica a 2,5km da sede administrativa.

Projeto Trilha Cidadã Esse projeto de acessibilidade foi desenvolvido em parceria com a APAE de Vitória, onde o PEPCV disponibiliza uma cadeira de rodas, para que cadeirantes possam conhecer o local. Seu uso está restrito ao Centro de Vivência e à Trilha da Restinga.

Orientações a serem seguidas nas trilhas: - Andar somente nas trilhas; - Estar atento às informações do Condutor Ambiental; - Caminhar em silêncio para ouvir os sons da natureza; - Não tocar ou retirar plantas e flores do local.

Foto: Leonardo Merçon/Wikimedia Commons

Não há lanchonete ou restaurante no local, apenas uma área de vivência com banheiros e bebedouros. É necessário levar água, comida e sacola para recolher o lixo. Aliás, não se esqueça que ali é o habitat de diversas espécies . Qualquer intervenção (como uma simples atitude de alimentar um cachorro-do-mato, por exemplo) pode causar um sério desequilíbrio ambiental.

Foto: Leonardo Merçon/Wikimedia Commons

Clique no link abaixo para ver o horário de funcionamento do PEPCV, o passeio de caiaque e os meios de contato para informações e agendamento de escolas e excursões!

Foto: @bns_drones

Veja também:

Guarapari: Guia Definitivo com Todas as Praias da “Cidade Saúde”

Como Montar Um Roteiro de Viagem? Veja 15 Dicas Práticas