Santuário do Bom Jesus do Monte: Patrimônio Histórico de Braga

Compartilhe com seus amigos!

Braga, a cidade dos Arcebispos, guarda em seu coração um dos mais belos e importantes monumentos religiosos de Portugal: o Santuário do Bom Jesus do Monte. Portanto, conheça agora este belíssimo conjunto arquitetônico e paisagístico, declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Uma breve panorama sobre a cidade de Braga

Braga é a cidade mais antiga de Portugal e no passado recebeu o apelido de “Roma Portuguesa”, com muitas igrejas e praças ao estilo da Roma italiana. A cidade está localizada no norte de Portugal, a 384 km de Lisboa e a apenas 55 km da cidade do Porto.

O turismo na cidade de Braga

De fato, há muito o que fazer em Braga, a cidade que possui os jardins mais lindos de Portugal. Belas igrejas, palácios, praças e jardins, estão concentrados no centro histórico, sendo fácil definir um roteiro a pé pela cidade.

A história do Santuário do Bom Jesus do Monte

A história do Santuário do Bom Jesus do Monte começa no século XIV, quando uma cruz foi erguida no alto do monte Espinho. Em 1373 já é mencionada uma ermida no local e a partir de 1772, o então Arcebispo de Braga, D. Rodrigo de Moura Teles, deu início à construção do santuário.

De fato, o Santuário do Bom Jesus do Monte é um dos cartões postais, não só de Braga, mas de Portugal. Além disso, foi reconhecido em 2003 como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Sem dúvida, é uma das principais atrações turísticas da cidade!

O Complexo de Bom Jesus do Monte

O complexo de Bom Jesus do Monte possui uma igreja neoclássica no cimo de uma escadaria de 573 degraus, além de belos jardins e estatuários.

A saber, são 17 patamares que formam a escadaria. Além disso, na sua decoração encontramos fontes simbólicas, estátuas alegóricas e outra decoração barroca dedicada a várias temáticas: a Via Sacra, os Cinco Sentidos, as Virtudes, o Terreiro de Moisés e, no cimo, as oito figuras bíblicas que participaram na Condenação de Jesus.

Há três formas de chegar: através da escadaria com 573 degraus, pelo elevador funicular, ou de carro, por uma estrada. Porém, se você quiser aproveitar ao máximo sua experiência turística, sugiro subir a escadaria à pé. É cansativo, mas vale à pena!

As grutas e coretos do Santuário do Bom Jesus do Monte

Além das famosas escadarias de 573 degraus, outras atrações para admiração e desfrute são as grutas e coretos. Destaque para a Gruta de Ernest Korrodi.

Essa gruta artificial, constituída de abóbodas de grosseiras pedras, remata a grandiosa obra de uma pequena lagoa, guarnecida de plantas aquáticas. Ernest Korrodi foi o autor dessa construção, logo nos primeiros anos do século XX.

Logo acima da gruta está localizado um dos três coretos do local. Sua construção teve início em 23 de Maio de 1912. É um mirante com uma vista incrível. Suas armações imitam madeira, tem a forma octogonal e no chão uma rosa dos ventos com a data de 2 de janeiro de 1914.

Uma vista privilegiada da cidade de Braga

Porfim, dentre todos esses atrativos turísticos, não deixe de apreciar também a vista deslumbrante da cidade de Braga nos diversos mirantes existentes por lá. Sem dúvida, um dos entretenimentos mais prazerosos que você encontrará no Complexo do Bom Jesus do Monte!

Enfim, quando for a Portugal, não deixe de visitar o Santuário do Bom Jesus do Monte na cidade de Braga! Com sua imponente arquitetura medieval, além de sua icônica escadaria e os belíssimos jardins, sem dúvida, esse destino turístico irá te surpreender!

Vai embora não! Fique e conheça um pouco mais sobre Portugal!

Castelo de Bragança: Uma Viagem à Europa Medieval
Como é Comemorado o Natal em Portugal?
Porto: O Melhor Destino Europeu Para Férias Urbanas

IMPORTANTE: Ao visitar esses pontos turísticos, que tal mantê-los preservados, do jeito que estão? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário