Praia das Castanheiras: Conheça Esse Refúgio Secreto em Vitória

Compartilhe com seus amigos!

De fato, muitos ainda não sabem que a Ilha do Frade, um “bairro-ilha” que compõe uma das 34 ilhas de Vitória, possui diversas praias com paisagens naturais deslumbrantes, cada uma com sua própria beleza! Aliás, dentre elas está a Praia das Castanheiras, um verdadeiro refúgio secreto para quem busca tranquilidade para curtir um dia de praia em família!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Conhecendo a Praia das Castanheiras

A Praia das Castanheiras é uma pequena enseada com águas rasas e praticamente sem ondas, além de ser um lugar bonito e muito aconchegante! Ela tem esse nome, obviamente, porque até alguns anos (por volta de 2011), haviam muitas castanheiras em quase toda a faixa de areia da praia.

Porém, quando retornei agora em 2024, me deparei com uma triste surpresa: as demais árvores foram derrubadas, restando apenas a castanheira principal… uma pena!

A Praia das Castanheiras é carcada por dois costões rochosos em ambos os lados e várias pedras no centro, já na beira d’água, dividindo-a em duas pequenas enseadas. Além disso, quem tem filhos pequenos irá gostar demais, pois além da castanheira ser bem frondosa e ter bastante sombra, as crianças podem brincar tranquilamente pela praia! Porém, cuidado para não deixá-las irem sozinhas nas pedras, que são pontudas e escorregadias.

Como é o acesso à Praia das Castanheiras

A Praia das Castanheiras fica no final da Ilha do Frade. Virando na Rua das Palmeiras, última rua do bairro à direita, basta descer uma pequena escadaria à direita. Aliás, das pedras também podemos avistar as praias da Ilha do Boi, parte da Curva da Jurema e da Praia da Guarderia e em Vila Velha, o Morro do Moreno.

Infraestrutura da Praia das Castanheiras

Além disso, como se trata de um bairro residencial, não só na Praia das Castanheiras, mas nenhuma praia dentro da Ilha do Frade tem bares ou restaurantes. Porém, fora dali, você tem toda infraestrutura à sua disposição, tanto na Praia do Canto, como também no Shopping Vitória, que fica bem próximo.

Outro destaque e muito positivo por sinal, é a segurança que se tem na Ilha do Frade, que é um bairro nobre e tem segurança particular. Aliás, logo na entrada tem uma guarita. Além disso, é possível ver as motos passando constantemente pelas ruas fazendo rondas.

Explorando a Ilha do Frade

Além de visitar a Praia das Castanheiras, uma dica é você aproveitar a ida à Ilha do Frade para explorar as outras praias do bairro! São 9 praias no total, entre praias com uma faixa de areia mais extensa e outras mais escondidas entre as pedras, com um visual rústico muito lindo!

Sem contar que nas praias do lado norte tem uma vista deslumbrante para a Praia de Camburi e dá até pra acompanhar o pouso dos aviões no Aeroporto de Vitória!

Enfim, se você está à procura de um lugar sossegado para curtir um dia à beira-mar com a família, num dos lugares mais lindos de Vitória, sem dúvida, a Praia das Castanheiras é o destino ideal! Tenho certeza de que a Ilha do Frade irá te surpreender e muito!

Como chegar:

Siga para Vitória pela Av Beira-Mar e após passar pelo Shopping Vitória e a Curva da Jurema, vire à direita e atravesse a Ponte Desembargador Paes Barreto. Após passar pela guarita, siga adiante pela Av Desembargador Alfredo Cabral e vá até o final da ilha. Em seguida, vire à direita na Rua das Palmeiras. Chegando no final da rua, desça uma pequena escadaria à direita que dá acesso à praia. Vindo da Serra, siga pela Praia de Camburi e após passar a Praça dos Namorados, vire à esquerda para atravessar a Ponte Desembargador Paes Barreto e faça o mesmo trajeto.

Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Vitória!

Descubra os Encantos da Praia da Ilha do Frade em Vitória
Morro do Vigia: Aventure-se Nessa Trilha no Coração de Vitória
Praia da Barreira: Um Paraíso de Águas Calmas em Vitória

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!