Descubra a História do Trapiche de Conceição da Barra!

Compartilhe com seus amigos!

O antigo Trapiche de Conceição da Barra, de fato, é o principal cartão-postal de Conceição da Barra, pois teve um papel muito importante na história do desenvolvimento da cidade. Além disso, o local onde ele fica, tem o privilégio de ter simplesmente, um dos pores-do-sol mais lindos do Espírito Santo!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Localização do Trapiche de Conceição da Barra

O município de Conceição da Barra está localizado no extremo norte do Espírito Santo, a 256 Km de Vitória e faz divisa com a Bahia. Já o Trapiche de Conceição da Barra, ele fica no centro da cidade, no Cais da Barra e às margens do Rio Cricaré.

A história do Trapiche de Conceição da Barra

O Trapiche de Conceição da Barra foi construído em 1786, no final do século XVIII, por João Bastos de Almeida Pinto, um poeta português, que também foi responsável pela chegada dos primeiros escravos na então Vila de Barra de São Mateus. Nessa época o Trapiche funcionava como casa comercial e apresentação de peças teatrais.

Seu filho, Elysio Bastos de Almeida Pinto, assumiu o estabelecimento após a sua morte e além do comércio de escravos, o Trapiche serviu também de armazém para desembarque de mercadorias vindas de todo o Brasil e de várias partes da Europa. Porém, em 1910, Elysio Bastos deixou a cidade e o imóvel ficou abandonado.

Portanto, o Trapiche seria colocado a leilão em 1936 e uma das firmas interessadas, pensava em adquiri-lo para demoli-lo. Diante disso, Carlos Alberto dos Reis Castro comprou o Trapiche e em 1988, sob administração de sua filha e herdeira, Marieta Castro Sampaio de Oliveira, o imóvel foi adaptado para um hotel, onde funcionou o Hotel Marina Porto da Barra.

Em 2024 a prefeitura adquiriu o Trapiche, com intuito de valorizar as manifestações culturais e artísticas do município e o transformou na Casa da Cultura “Hermógenes Lima da Fonseca”! Porém, quando estive em Conceição da Barra pela primeira vez em 2021 e também no início de 2023, não pude visitar o interior do prédio, que até hoje, segue fechado por tempo indeterminado para reformas.

O pôr do sol no Cais da Barra

Aliás, como citei no início, o antigo Trapiche de Conceição da Barra está localizado no Cais da Barra, que também é um dos principais pontos turísticos da cidade, onde podemos ver um dos pores do sol mais lindos do Espírito Santo!

Além disso, esse pôr do sol tem um destaque diferente por dois motivos: o primeiro são os barcos atracados no cais, que formam uma composição bem harmônica com esse momento! O segundo é local onde o sol se põe: no manguezal.

Para nós, capixabas, é diferente, pois estamos acostumados a ver o sol se pondo atrás das montanhas. No litoral capixaba mesmo, só podemos ver o nascer do sol. Portanto, ver aquela bola de fogo enorme descendo até o horizonte no manguezal e num céu sem nuvens, sem dúvida, é um verdadeiro espetáculo!

Portanto, com esse valor histórico e turístico, nem precisa dizer que Conceição da Barra é um destino que você precisa conhecer no Espírito Santo, né? Vai por mim: você irá se surpreender!

Como chegar:

Partindo da Grande Vitória, siga pela BR-101 até São Mateus e depois a ES-422. Ao chegar em Conceição da Barra, siga pela Rod Adolfo Serra até chegar na Av Atlântica, na beira mar. Quando avistar uma rotatória, vire à direita e depois à esquerda na R Muniz Freire. Siga reto até chegar na pracinha do Cais da Barra.

Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Conceição da Barra!

Descubra a Magia e o Encanto das Famosas Dunas de Itaúnas!
Mirante da Bugia: Descubra esse Refúgio em Conceição da Barra!
Praia da Barra: Aproveite o Amor de Verão em Conceição da Barra
!

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

1 thought on “Descubra a História do Trapiche de Conceição da Barra!”

Deixe seu comentário