Se tem um conselho que sempre dou no Instagram em relação à Guarapari é: saia dos “pontos turísticos clichês” e explore outras praias do município! A cidade tem praias incríveis e pouco exploradas por grande parte dos turistas! Dito isso, a Praia de Santa Mônica é uma dessas praias, ideal para descanso e lazer em família, que você precisa conhecer!
Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!
Conhecendo a Praia de Santa Mônica
A Praia de Santa Mônica está localizada a 10 Km do centro e é uma praia bem extensa – decerto, tem aproximadamente 3 Km de extensão! Ela começa logo após a Praia do Boião em Perocão e vai até o Morro do Una em Setiba! Santa Mônica é o nome do bairro onde a praia está localizada, daí o seu nome!
Assim como na Praia de Setiba, a Praia de Santa Mônica fica lotada na alta estação, principalmente no Verão! Contudo, na baixa temporada, a praia fica praticamente vazia!
Então, se vocês observarem as fotos, perceberão que a praia possui também uma extensa faixa de areia e nesse ponto, na minha opinião, se assemelha muito à Praia da Ponta da Fruta em Vila Velha, pois na maré baixa, ao entrar no mar, andamos muito até que a água fique na altura da cintura, por exemplo!
Por esse motivo, é uma praia muito recomendada para toda a família, principalmente para crianças, que além da extensa faixa de areia que tem para brincar, tem um mar tranquilo para poder se banhar também! Porém, MUITA ATENÇÃO, pois a maré constuma subir muito, geralmente à tarde!
A infraestrutura da Praia de Santa Mônica
Desse modo, por se tratar de uma praia urbana localizada dentro de um bairro, a Praia de Santa Mônica tem uma ótima infraestrutura com quiosques, barracas, além de supermercados e restaurantes na avenida principal. Um pouco mais, bem depois do meio da praia, há um calçadão com ciclovia e a rua é asfaltada.
Ao mesmo tempo que em relação à mobilidade, algumas ruas da praia contam com estacionamento e pra quem vai de ônibus, em todos os pontos há acesso rápido para a praia!
Nesse ponto (norte) da praia vocês encontrarão muitas castanheiras e se chegarem cedo, poderão ficar ali o dia todo, curtindo com a família! Não apenas isso, olhando para o sul, a vista das montanhas de Guarapari já começa a fazer parte do cenário, tornando-o muito bonito!
Aliás, uma dica de ouro é visitar a praia no fim da tarde para curtir o pôr do sol! É um dos mais belos da cidade e rende altas fotos, viu? Esse é um dos motivos porque eu disse que vale à pena conhecer a Praia de Santa Mônica!
Por fim, chegando próximo ao Morro do Una, vocês verão que a paisagem tem uma certa mudança, pois ali está a foz do Rio Una. Na maré baixa dá para atravessar com a água no calcanhar, mas fiquem atentos à subida da maré, ok?
Assim sendo, fica aí a recomendação do Terra Capixaba: vão conhecer a Praia de Santa Mônica! Como mostrei nessa matéria, é uma praia que vale muito à pena conhecer! Eu me apaixonei por ela e particularmente, gostei demais!
Como chegar:
O acesso ao norte se dá pela Rodovia do Sol. Logo após passar o Parque Estadual Paulo César Vinha, mantenha-se à esquerda (há uma bifurcação para a direita, não passe por ela), seguindo em frente, até chegar no Trevo de Setiba. Siga adiante até chegar no bairro Santa Mônica. A partir daí, qualquer rua que vocês virarem à esquerda, chegará na praia. Pelo sul, seguir por Guarapari em direção à Vila Velha. Passando a pedreira e depois do bairro Perocão, vocês chegarão no bairro Santa Mônica. A partir daí, vire à direita em qualquer rua e siga em frente até chegar na praia.
Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Guarapari!
Conheci a Praia do Boião!
Já Ouviram Falar na Praia Recanto dos Amores?
Praia dos Bremen: Conheçam esse Paraíso Desconhecido!
IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!