Por Que Você Precisa Conhecer a Vila de Regência!

Compartilhe com seus amigos!

Certos lugares possuem alguns “adjetivos” que só são compreendidos quando efetivamente se está lá – um exemplo disso é a Vila de Regência! Após uma visita de dois dias, compreendi o motivo dela ser chamada pelos moradores e turistas de “Vila Mágica” –  e agora vou te mostrar por que você precisa conhecer a Vila de Regência!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Regência: da melhor onda do surf capixaba ao desastre ambiental no Rio Doce

Regência Augusta (ou a Vila de Regência) é um distrito de Linhares, cidade localizada ao norte do Espírito Santo. Ela fica a aproximadamente 51 Km da sede do município e é muito famosa em virtude do surf – a vila possui a melhor onda do Espírito Santo e uma das melhores do Brasil!

Porém, foi através de um desastre ambiental que esse pequeno vilarejo ficou conhecido mundialmente – mais precisamente a partir do dia 5 de Novembro de 2015, quando as barragens da Samarco em Mariana (MG) se romperam e toda lama foi levada pelo Rio Doce até desembocar no mar, justamente onde a Vila de Regência está!

A Vila de Regência nos dias atuais

E como se encontra a vila nos dias atuais, pós desastre ambiental e a pandemia do Covid-19?

Economicamente, tentando se reerguer, depois que essas duas ondas avassaladoras tiraram completamente o fôlego financeiro da economia local. Poucos permaneceram e tentam, dia a dia, gerir seu negócio.

A vibe de Regência

Mas independente desse contexto econômico, o que se vê é uma vibe completamente diferente de muitos lugares. Regência não é apenas uma vila de pescadores; ou o melhor pico capixaba de surf. Sua essência vai além – e isso pode ser visto nas diversas plaquinhas espalhadas pelas ruas!

Além disso, o visual rústico e deserto da praia, principalmente ali na foz do Rio Doce, dá um tom especial ao lugar, tornando-o único e isso é incrível!

Eu acordei bem cedo para ver o sol nascer – recomendo a você fazer também – e que espetáculo! Sério, na boa… a cada descoberta sobre a vila, vinha na minha mente: “Por que não tinha vindo aqui antes? Que lugar mágico!”

E falando no rio, a vila conta com um “portinho”, onde os barcos ficam atracados. No local ainda foi construído um deck, de onde se tem uma vista privilegiada do mar! É o tipo de lugar pra parar e contemplar a paisagem, além de tirar trocentas fotos pra postar depois nas redes sociais!

Mergulhando na história e cultura da Vila!

E o Rio Doce não foi coprotagonista só nesse passado recente, envolvendo o desastre de Mariana – mas também na época do Império, juntamente com o Farol do Rio Doce, onde um nome se sobressaiu e entrou de vez para a história: Caboclo Bernardo! Já ouviu falar desse nome?

O museu localizado na praça da vila mostra em detalhes essa história – que eu contarei em breve nas futuras postagens, ok?

Não pude visitá-lo porque ele está fechado em virtude da pandemia, porém, com previsão de reabertura até o final desse ano!

O cuidado com a preservação ambiental

Em Regência há uma Base de Proteção das Tartarugas Marinhas, localizado na Reserva Biológica de Comboios – distante pouco mais de 7 Km da vila.

Próximo ao Farol do Rio Doce e ao museu está localizado o Centro Ecológico, uma espécie de sede de apoio do Projeto Tamar, com uma exposição arqueológica de diversas espécies das tartarugas e outros animais, como golfinhos, por exemplo – além de uma ossada incrível da Baleia Jubarte!

As trilhas ecológicas de Regência

Você viu no início que as plaquinhas dão o tom do clima do lugar, né? E um entretenimento que achei fantástico foi explorar as trilhas que existem por lá!

Perto da pousada onde me hospedei fica a Trilha da Ritinha; próximo dali está a Trilha do Farol, a que eu mais gostei, onde vi diversos cajueiros (eles estão espalhados por toda a vila) e me lembrou demais as trilhas do Parque Estadual Paulo César Vinha em Guarapari!

No Centro Ecológico tem ainda a Trilha do Porto, com diversas árvores nativas ao seu entorno, além de algumas espécies que podemos encontrar pelo caminho…

E falando nelas, caminhando pela vila eu vi um casal de guaxinins, vi muitas locas de guaiamuns (consegui ver um bem de perto), os pássaros cantam livremente pelas ruas… olha, é outro clima, outra vibe, tá?

Em Regência, a natureza é MUITO PRESENTE – e pra um lugar que sofreu o desastre ambiental que foi aquela tragédia de Mariana, isso é muito bom!

Regência: um paraíso desconhecido que você precisa conhecer!

Então, escrevi essa matéria com o objetivo de te inspirar a conhecer e descobrir esse Estado incrível que é o Espírito Santo! Minha ida a Regência fez parte de um projeto pessoal, onde visitei durante 10 dias seguidos, 5 cidades litorâneas do norte capixaba – e a “Vila Mágica” foi a primeira!

Tirei muitas fotos, fiz vários stories e tenho muito material para compartilhar com você! Fique atento às próximas matérias e principalmente ao perfil do Terra Capixaba no Instagram, blz?

Visite Regência! Descubra suas belezas naturais e conheça o povo simpático e cativante da vila! Garanto que sua experiência será única – assim como foi pra mim também!

Como chegar:

Partindo da Grande Vitória, pode-se passar pela BR-101 ou a ES-010; a segunda opção passa por Aracruz e à primeira vista parece até ser mais perto, porém, a partir de Barra do Riacho, o asfalto termina e aí é estrada de chão até chegar em Regência. Indo pela BR é bem mais tranquilo, pois o trajeto é todo asfaltado. Chegando em Bebedouro, vire à direita na rotatória, seguindo pela ES-440 até chegar no litoral. Quando estiver perto do destino, aí sim, seguirá pela estrada de chão, que é a única opção. Ao chegar na Base do Projeto Tamar, vire à esquerda e siga em frente + 7 Km até chegar no destino.

Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Regência!

Porto de Regência: Um Ótimo Lugar Para Apreciar a Natureza!
Uma Visita ao Centro Ecológico de Regência!

IMPORTANTE: Ao visitar esses ponto turísticos, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!
Carlos Alberto Rocha
Carlos Alberto Rocha
Artigos: 370

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *