A História do Farol do Rio Doce que Ninguém te Contou!

Compartilhe com seus amigos!

O Farol do Rio Doce se tornou um dos principais pontos turísticos da Vila de Regência por causa de um história fantástica de heroísmo que aconteceu no passado! Pra se ter uma idéia, esse feito deixa até os “Vingadores” no chinelo, Isso mesmo! Vem comigo porque eu vou revelar agora a história do Farol do Rio Doce que ninguém te contou!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Um breve histórico sobre a Vila de Regência

Antes de mais nada, vamos nos situar um pouco sobre o lugar onde está o Farol do Rio Doce: Regência Augusta (ou a Vila de Regência) é um distrito da cidade Linhares, que fica no norte do Espírito Santo. Ela está a aproximadamente 51 Km da sede do município e é muito famosa em virtude do surf – a vila possui a melhor onda do Espírito Santo e uma das melhores do Brasil!

Além disso, Regência é um daqueles lugares que é impossível não se apaixonar à primeira vista, é sério! E a história desse farol, galera, é muito, mas muito interessante mesmo e tem um protagonista que é amado até hoje na vila, que se chama “Caboclo Bernardo”! Já ouviram falar desse nome?

A história do Farol do Rio Doce

Vamos lá! O Farol do Rio Doce foi construído em 1895 com o objetivo de auxiliar a navegação, pois na foz do Rio Doce haviam muitos bancos de areia. Ele media 47 metros de altura – as fotos a seguir são apenas da cúpula, vejam só:

Voltando à história: na madrugada de 7 de Setembro de 1887, na época do Império, houve um naufrágio de um Cruzador Imperial, que chocou-se contra o pontal sul da barra do Rio Doce, a apenas 120 metros da praia! Uma pequena embarcação foi enviada à costa para pedir ajuda, a população local se mobilizou em ajudar, mas com o mar revolto, devido à tempestado, pouco se podia fazer!

Um herói entra em cena: Caboclo Bernardo!

Porém, ao amanhecer, o pescador Bernardo José dos Santos lancou-se ao mar para levar até o navio um cabo de espia, por onde os tripulantes viriam um a um, pendurados, até a praia! Não foi uma tarefa nada fácil, por quatro tentativas, foi arremessado pelas ondas novamente para a praia; porém, na quinta tentativa, conseguiu chegar até o Cruzador Imperial e foi o grande protagonista desse ato heroico que salvou 128 tripulantes, de um total de 142!

Em virtude disso, nosso herói foi levado até a realeza no Rio de Janeiro, diante da Princesa Isabel e ela lhe perguntou então que recompensa ele queria, como ato de agradecimento pelo seu esforço; foi aí que ele pediu para que fosse instalado um farol para auxiliar na navegação! Caraca, o cara é mito mesmo, heim? Por isso que eu escrevi no início, quem são os “Vingadores” perto dele, né não?

Imaginem a cena: as ondas o arremessando na praia, uma, duas, três vezes e as pessoas falando: “Desista, é impossível, você não vai conseguir” – aí o nosso herói vira e fala: “Eu posso fazer isso o dia todo!” – Se joga no mar, vai até o navio e volta com grande parte da tripulação sã e salva? Caraaaaaaaaaaaca, dá um filmasso, heim? Pegaram a referência?

Farol do Rio Doce, um Patrimônio Histórico de Regência

Quando construído, o farol tinha lentes refletoras e mecanismos de iluminação que sinalizavam para embarcações numa área de até 17 milhas da costa! Em 1998 foi tombado como Patrimônio Histórico, sendo restuarado em Junho de 2014, ano do cententário da memória do herói Caboclo Bernardo!

Ao lado do farol fica o Museu de Regência que também conta essa história. Porém, quando estive na vila, ainda estávamos na pandemia e por esse motivo, o local ainda não estava aberto para visitas.

Perto do farol fica também o Centro Ecológico de Regência, um outro lugar maneiro, que recomendo muito a vocês uma visita!

E aí, o que vocês acharam dessa história? Particulamente, eu achei incrível, pena que pouco divulgado aqui no Estado. Sou capixaba e nunca tinha ouvido falar desse feito histórico tão importante, acreditam nisso? Na verdade, só havia visto uma mensão sobre esse feito numa sala da Casa da Memória em Vila Velha, mas nada expressivo, como realmente merecia!

Por fim, fica aí meu convite: vão logo conhecer essa vila incrível que é Regência! Aliás, quando forem, já deixo aqui meu pedido: Me levem, tá? 😂

Como chegar:

Siga para o norte pela BR-101. A ES-010 passa por Aracruz, mas não é uma boa opção, porque a partir de Barra do Riacho, o asfalto termina e aí é estrada de chão até chegar em Regência. Dessa forma, indo pela BR é bem mais tranquilo, pois o trajeto é todo asfaltado. Chegando em Bebedouro, vire à direita na rotatória, seguindo pela ES-440 até chegar no litoral. Quando estiver perto do destino, aí sim, seguirá pela estrada de chão, que é a única opção. Ao chegar na Base do Projeto Tamar, vire à esquerda e siga em frente + 7 Km até chegar no destino.

Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Linhares!

4 Trilhas Ecológicas Para Você Fazer em Linhares!
A Melhor Onda do Espírito Santo Vai Muito Além do Surf!

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!
Carlos Alberto Rocha
Carlos Alberto Rocha
Artigos: 370

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *