Um dos principais destinos turísticos de aventura em Santa Leopoldina, a Cachoeira do Palito é o lugar ideal para quem está à procura de um refúgio natural para se conectar com a natureza, além de ser também excelente para a prática de esportes radicais, como o rapel!
Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!
Localização e como chegar na Cachoeira do Palito
A Cachoeira do Palito está localizada no distrito do Rio do Meio em Santa Leopoldina, na região serrana do Estado, a 53,8 km de Vitória. A cachoeira fica numa área particular, porém, o proprietário autoriza o acesso de quem deseja conhecê-la.
E para chegar na cachoeira, percorre-se uma trilha de 1,5 km em meio a vegetação de Mata Atlântica e diversas plantações de café e banana, dentre outros. Além disso, durante o percurso é necessário fazer duas travessias pelo rio.
A trilha que dá acesso à cachoeira é de aproximadamente 1,5 km e o percurso é feito em meio à vegetação de Mata Atlântica e diversas plantações de café e banana. Além disso, é necessário atravessar o rio duas vezes.
Aliás, essa travessia requer muita atenção e cuidado por causa das pedras escorregadias. Além disso, dependendo da época do ano, principalmente se tiver chovido, o rio pode estar cheio, dificultando ainda mais o acesso.
A impressionante queda d’água da Cachoeira do Palito
Sem dúvida, ao ver a cachoeira pela primeira vez, é impossível não se impressionar com seus 80 metros de altura! Não só isso, o grande diferencial da Cachoeira do Palito é que ela é muito larga também!
Como citei no início, a Cachoeira do Palito é o lugar ideal para passar o dia, se refrescando na cachoeira, que por sinal, é uma delícia! Além de ser também um dos pontos mais procurados por praticantes de rapel!
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
A emoção de fazer rapel na Cachoeira do Palito
Eu já fiz rapel na Cachoeira do Palito e pra mim foi uma experiência incrível! Aliás, essa foi a segunda vez que eu praticava o esporte, sendo que a minha “estréia” foi no Morro do Moreno. Na hora, claro, bateu aquele misto de medo e ansiedade, porém, a descida foi muito segura, tranquila e ao mesmo tempo, cheia de adrenalina!
O que você precisa saber antes de ir na Cachoeira do Palito
– Não há infraestrutura no local, então, leve todo o tipo de lanche e água possível
– Leve repelente, por causa dos mosquitos. Eu não levei e me dei mal, fiquei com os pés inchados por 2 dias 😂
– Não se aventure a ir sozinho, vá em grupo e preferencialmente, com alguém que já conheça o lugar
– Taxa de Entrada de R$15,00. O pagamento é feito em dinheiro ao proprietário do local
Enfim, seja para aventurar-se no rapel ou até mesmo para passar o dia, a Cachoeira do Palito é uma ótima opção de lazer e entretenimento em meio à natureza! Se você nunca foi lá, chame seus amigos e desfrute de um dia bem refrescante numa das cachoeiras mais lindas do Espírito Santo!
Como chegar:
Siga em direção à Santa Leopoldina, passando por Cariacica pela ES-080 (Rodovia José Sette) e depois pela Rod Paulo Nascimento até a altura da ponte sobre o Rio Mangaraí. A partir daí, vire à direita e siga por mais 19 km até chegar no distrito do Rio do Meio.
Vai embora não! Fique e veja também essas dicas de segurança em cachoeiras!
5 Dicas de Segurança Para Evitar Acidentes em Cachoeiras!
Alerta em Cachoeiras: O Que é Cabeça D’Água e Como Evitar!
O Que a Ciência Diz Sobre a Cachoeira?
IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!
Excelente lugar
Das minhas preferidas pra praticar aventura. Parabéns pela matéria e divulgação do nosso lindo Espírito Santo