Se vocês desejam conhecer o Centro Histórico da Capital, não podem deixar de visitar a Catedral Metropolitana de Vitória. Eu estive lá e conto agora para vocês um pouco de sua história, além de algumas curiosidades interessantes sobre esse imponente monumento, símbolo da cidade de Vitória!
Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!
A Catedral Metropolitana de Vitória
A Catedral Metropolitana de Vitória está localizada na Praça Dom Luiz Scortegagna, na Cidade Alta, no Centro de Vitória e faz parte do Projeto Visitar, um programa desenvolvido pela Prefeitura de Vitória com o objetivo de fomentar o turismo histórico-cultural da região.
A história da Catedral Metropolitana de Vitória
Famosa pelos seus belíssimos vitrais, a Catedral foi construída no mesmo local da antiga Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória, edificada no período da fundação da cidade pelo primeiro donatário da capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho, por volta de 1550, quando a localidade ainda se denominava “Vila Nova” – sua construção iniciou em 1920 e só foi concluída nos Anos 70. Em Maio de 1984 foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura.
Pessoal, a Catedral é muito bonita e sua arquitetura chama muito a atenção, tanto por fora quanto por dentro! Seu estilo é o Neogótico, inspirado na Catedral de Köln, na Alemanha. E falando nos vitrais – grande destaque da Catedral – eles foram desenhados pelo renomado artista italiano César Alexandre Formenti, em seu ateliê no Rio de Janeiro, com a ajuda do seu filho e também pintor, Gastão Formenti.
Os vitrais da Catedral Metropolitana de Vitória
Esses vitrais levaram 10 anos para ficar prontos – foram produzidos de 1933 e 1943 – e tiveram a colaboração de doadores que tiveram seus nomes gravados nas próprias obras. Interessante, não? O maior vitral, visível na fachada principal, é o de Santa Cecília, doado pelo Governo do Estado. Há também uma doação individual do Bispo Dom Luiz Scortegagna e da família Formenti, fruto da estima à Catedral durante a década do trabalho de Alexandre.
Além dos vitrais, no interior da Catedral existem vários objetos litúrgicos históricos e bem interessantes – e num deles está escrito que o Papa João Paulo I visitou a Catedral em 14 de Novembro de 1975, quando ainda era Patriarca de Veneza.
Fonte: Wikipédia
Tá aí um passeio bem legal e diferente que indico a todos pra fazer na cidade de Vitória. Além de praias fantásticas e lugares bem bonitos, a Capital do nosso Estado tem um grande potencial no turismo histórico-cultural. Vale a pena conhecer!
Horário de Funcionamento:
De Terça a Domingo, de 9hs às 12hs e de 13hs às 17hs
Contato:
Tel.: 27 3322–6418
E-mail: [email protected]
Como chegar:
Saindo de Cariacica ou Vila Velha, siga para o Centro de Vitória pela Av Getúlio Vargas. Vire à direita na R Gen Osório e após passar o Supermercado EPA, vire à direita na R Caramuru. Vire à direita na R São Francisco e à direita novamente na R Francisco Araújo. Mantenha-se à esquerda para continuar na R Comandante Duarte Carneiro e depois vire novamente à esquerda na R Pedro Palácios. Siga em frente e depois vire à direita na R José Marcelino. A Catedral estará à direita.
Pelo Norte, siga até o Centro pela Av Jerônimo Monteiro e após passar pela Procuradoria da República, entre à direita na R Barão de Itapemirim. Contorne a Praça Costa Pereira, mantendo-se à esquerda e entre na R Duque de Caxias. Siga em frente até a R Nestor Gomes, vire à direita na Praça João Clímaco e entre à direita na R Pedro Palácios. Siga em frente e depois vire à direita na R José Marcelino. A Catedral estará à direita.
Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Vitória!
A História da Praça Oito de Setembro!
Basílica de Santo Antônio: Cartão Postal da Capital!
Conheci o Museu Solar Monjardim!
Visitei o Histórico Convento de São Francisco!
Vocês Já Visitaram o Palácio Anchieta?
IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!