Você já visitou a Catedral Metropolitana de Vitória? Além de ser um majestoso monumento que se ergue imponente no coração da capital capixaba, sem dúvida, é também um local de fé e portal para mergulhar na rica história e cultura do Espírito Santo!
Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!
Localização da Catedral Metropolitana de Vitória
A Catedral Metropolitana de Vitória está localizada na Praça Dom Luiz Scortegagna, na Cidade Alta, bem no coração de Vitória. Além disso, é um dos principais pontos turísticos e cartões-postais da cidade!
Ver essa foto no Instagram
A história da Catedral Metropolitana de Vitória
A primeira igreja matriz de Vitória foi construída inicialmente como uma capela por volta de 1550. Aliás, seu local de fundação é considerado o marco zero da cidade. Além disso, sua construção ocorreu justamente na época da fundação da Vila de Nossa Senhora da Vitória.
Ver essa foto no Instagram
No início do século XVIII a capela foi elevada a igreja matriz e em 1895 recebeu o título de catedral. Porém, como seu estado de conservação era ruim, ela foi demolida no final do mesmo século, dando lugar a uma nova igreja matriz no local.
Ver essa foto no Instagram
Em 1918 foi demolida novamente e entre 1920 a 1970, foi construído um novo templo, no estilo neogótico. Em Maio de 1984, a Catedral Metropolitana de Vitória foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura como símbolo da cidade de Vitória!
Uma curiosidade é que o desenhista e paisagista Paulo Motta, que projetou o primeiro esboço da catedral, foi também o responsável pelo desenho do Parque Moscoso, parque mais antigo da cidade, localizado também no centro da capital.
A inspiração para a construção da Catedral Metropolitana de Vitória
Sem dúvida, a arquitetura da Catedral Metropolitana de Vitória, chama muito a atenção pela riqueza de detalhes, tanto por dentro, quanto por fora. Aliás, trata-se de uma edificação no estilo neogótico e foi a Catedral de Köln na Alemanha, que serviu de inspiração para sua construção.
Os vitrais da Catedral Metropolitana de Vitória
De fato, os vitrais são o grande destaque da catedral! Foi o renomado artista italiano César Alexandre Formenti que os desenhou em seu ateliê no Rio de Janeiro, com a ajuda do seu filho e também pintor, Gastão Formenti.
Ver essa foto no Instagram
A produção dos vitrais aconteceu de 1933 e 1943 e tiveram a colaboração de doadores, que aliás, têm seus nomes gravados nas próprias obras. O maior vitral, visível na fachada principal, é o de Santa Cecília, doado pelo Governo do Estado.
Além dos vitrais, no interior da catedral existem vários objetos litúrgicos históricos e bem interessantes! Num deles está escrito que o Papa João Paulo I visitou a Catedral em 14 de Novembro de 1975, quando ainda era Patriarca de Veneza.
Natal na Catedral Metropolitana de Vitória
Aliás, uma curiosidade: na época de Natal, com a cidade toda enfeitada e decorada, a fachada da catedral também recebe uma belíssima decoração natalina, que é uma projeção mapeada na sua fachada! Sem dúvida, um verdadeiro espetáculo de luzes e cores!
Ver essa foto no Instagram
Enfim, conhecer a Catedral Metropolitana de Vitória é fazer uma viagem no tempo na história e cultura da capital do Espírito Santo! Sem dúvida, um passeio bem interessante, que vale a pena fazer!
Horário de Funcionamento:
Diariamente, de 7h às 19h
Visita guiada:
Quarta a Sexta, de 13h às 17hs
Sábado e Domingo, de 9h às 13h
Horário de Missa:
Segunda a Sexta: 12h e 18h
Sábado: 18h
Domingo: 8h, 11h e 18h
Redes Sociais:
Como chegar:
Siga para o centro de Vitória pela Av Jerônimo Monteiro, entrando na rua do MAES (Museu de Arte do Espírito Santo) e subindo em frente a Praça Costa Pereira.
Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Vitória!
Morro do Vigia: Aventure-se Nessa Trilha no Coração de Vitória!
Parque Botânico Vale: Trilhas, Piquenique e Muita Diversão!
Parque Chácara Von Schilgen: Um Refúgio no Coração de Vitória!
IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!