Passeios Gratuitos: Conhecendo os Parques de Vitória!

Compartilhe com seus amigos!

Vitória tem muitas opções de lazer e turismo para todos os gostos. E um dos lugares que mais gosto de visitar na Capital são os parques municipais. É um passeio que todos podem fazer e o melhor: é de graça! Confiram os parques que já visitamos e anote na sua agenda para conhecê-los vocês também!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

A cidade de Vitória possui diversos parques municipais. São eles:

Parque Botânico Vale
Parque da Fazendinha
O Parque da Fonte Grande
Parque Pedra da Cebola
Parque Pianista Manolo Cabral
O Parque Moscoso
Parque Municipal de Barreiros
Parque Municipal Gruta da Onça
O Parque Municipal Horto de Maruípe
Parque Municipal Padre Alfonso Pastore (Mata da Praia)
Parque Natural Municipal Chácara Von Schilgen
O Parque Tancredão
Projeto Tamar

Só não tive a oportunidade de conhecer ainda os parques de Barreiros, Mata da Praia e o Horto de Maruípe.

O Parque da Fonte Grande

Começamos então nosso giro pelo Parque da Fonte Grande, no bairro Grande Vitória. O parque possui diversos mirantes, entre a subida e o topo. um dos atrativos é a Trilha da Pedra da Batata, que nos levam até o Mirante do Sumaré, onde nos seus 215 metros de altitude, temos uma vista privilegiada da região de Santo Antônio, São Pedro Grande Vitória e Ilha das Caieiras.

O Parque Moscoso e o Parque Municipal Gruta da Onça

Indo em direção ao Centro, temos o Parque Moscoso e o Parque Municipal Gruta da Onça, dois parques que vocês não podem deixar de visitar! O Parque Moscoso é o mais antigo parque de Vitória. Possui um lago com peixes e ilhas, cortado por pontes de concreto que imitam a textura de troncos. Lindo demais! Já o Parque Municipal Gruta da Onça é ideal para caminhar pelas trilhas que nos levam até o Morro do Vigia e a Pedra do Urubu onde se tem vistas fantásticas de grande parte da cidade!

O Projeto Tamar

Já na Enseada do Suá a atração é por conta do Projeto Tamar, um centro de visitação que possui diversas atrações nas questões ambientais, como por exemplo, visitas orientadas, espaços temáticos, mirante e dois tanques com espécimes de tartarugas marinhas – e o legal é que podemos alimentá-las! Pessoal, esse é o único passeio que é pago, porém, sem fins lucrativos. A renda arrecadada é usada para manutenção do local e alimentação dos animais. Devido a esse motivo, decidi incluir também o Projeto Tamar nesse roteiro, ok.

Parque Natural Municipal Chácara Von Schilgen e o Parque Pianista Manolo Cabral

Na Praia do Canto as atrações estão por conta do Parque Natural Municipal Chácara Von Schilgen e o Parque Pianista Manolo Cabral. O Parque Natural Municipal Chácara Von Schilgen é um lugar para fazer uma boa caminhada pelas suas trilhas e estar em contato direto com a natureza. Possui lindas paisagens e inúmeras espécies de árvores, além de servir de refúgio para diversas aves silvestres. Quando for lá, não deixe de fazer a trilha que leva ao topo do Morro do Gajuru! A vista de lá é incrível! Já o Parque Pianista Manolo Cabral, trata-se de um espaço de lazer para crianças e adultos, com pistas de caminhada, playground e um módulo do Serviço de Orientação ao Exercício – com aulas de alongamento e ginástica e avaliações físicas individuais.

O Parque Pedra da Cebola

O Parque Pedra da Cebola é – na minha opinião – uma das áreas verdes mais belas da cidade de Vitória. É um ótimo lugar para levar a família, principalmente as crianças, pois o parque é muito grande e há espaço de sobra para todos se divertirem, fazer piquenique, brincar no playground, etc… Ah, uma dica muito importante: leve repelente, ok!

O Parque Botânico Vale

O Parque Botânico Vale é um lugar excelente para passar o dia com a família. Além de manter contato direto com a natureza, há uma área recreativa para as crianças, lanchonete, trilhas guiadas, algumas espécies de plantas e uma biblioteca em forma de vagão – o Vagão do Conhecimento. Outra atração é o passeio de ônibus até as instalações do Porto de Tubarão, onde o guia vai explicando todo o funcionamento da Vale do Rio Doce.

O Parque da Fazendinha

Agora imagine você num ambiente de roça em pleno coração da cidade? Essa é a proposta do Parque da Fazendinha! É um lugar muito tranquilo, bastante arborizado e com muitos animais – pássaros, tartarugas, cabritos e gansos – há também um lago na parte central e uma nascente.

O Parque Tancredão

Deixei o Parque Tancredão por último, pois ele não está catalogado no site da Prefeitura de Vitória como parque municipal e sim, como um Centro Esportivo. Porém, embora esteja alocado nessa categoria, possui uma estrutura muito semelhante a um parque municipal, com pista de caminhada, ciclovia, calçadão da orla, pista de skate, playgrounds, piscinas, centro da 3ª idade e campos para a prática de esportes.

Encerrando esse roteiro, fica aí a recomendação do Terra Capixaba para que vocês visitem os Parques Municipais de Vitória! Sem dúvida, é um passeio imperdível!

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário