LAGOA DA COCA-COLA

Conheça a Lagoa Mais Famosa de Guarapari

A Lagoa de Caraís, a famosa “Lagoa da Coca-Cola” é um dos lugares mais incríveis que você conhecerá em Guarapari! Saiba como chegar lá e também algumas curiosidades, como por exemplo: porque ela tem essa coloração? É natural ou foram produtos químicos jogados na lagoa? Descubra agora!

O Parque Estadual Paulo César Vinha A Lagoa de Caraís fica no Parque Estadual Paulo César Vinha, em Guarapari. É um lugar para aprender sobre educação ambiental, estar em contato com a natureza, numa experiência fantástica, principalmente para crianças e adolescentes!

Foto: @belgaimagens

Foto: @belgaimagens

Como chegar na Lagoa de Caraís A Lagoa de Caraís fica a 2,5 km da sede administrativa. O acesso é feito pela Trilha da Restinga, com 1,5 km de extensão. Ela vai até a Praia de Caraís e chegando lá, tem mais 1 km de caminhada ao sul para chegar na lagoa. O tempo estimado para chegar até a lagoa é de aproximadamente 1 hora.

Foto: @meinevision

Por que "Lagoa da Coca-Cola"? A Lagoa de Caraís é popularmente conhecida como “Lagoa da Coca-Cola”, devido à coloração avermelhada de suas águas, além do tom escuro, semelhante ao refrigerante. Isso é o resultado da grande presença de matéria orgânica nesse meio, sendo, portanto, 100% natural.

Foto: Leonardo Merçon/Wikimedia Commons

Além disso, como a água da lagoa é quentinha e meio salgada, tomar banho aí é totalmente relaxante! É ideal para crianças, pois é rasinha e a parte mais funda não passa da altura do peito. Mesmo assim, é necessário tomar muito cuidado, pois lagoas geralmente tem bancos de areia e há sim o risco de afogamento.

O encontro da lagoa com o mar Aliás, durante o ano acontece um fenômeno interessante: quando chove muito, a lagoa enche, chegando a romper e “vazar” para o mar! Portanto, dependendo da época em você a visitar, ela pode estar bem rasinha, ou até mesmo, praticamente seca!

Foto: Rofermartins/Wikimedia Commons

Foto: Rofermartins/Wikimedia Commons

Passeio de caiaque na Lagoa da Coca-Cola Além de tomar banho na lagoa, uma outra atração é o passeio de caiaque pela lagoa, numa trilha aquática, chamada de Trilha da Capivara! É um passeio muito gostoso e vale muito à pena! Ele é feito com os monitores do Parque e é necessário agendamento prévio.

Foto: @monitorambiental.pepcv

Foto: @monitorambiental.pepcv

O Mirante do Sambaqui Subindo o costão rochoso do lado direito da lagoa, basta caminhar uns 100 metros trilha adentro pra chegar no Mirante de Sambaqui. Aliás, a vista é sensacional! Dá pra ver a praia e toda a extensão da lagoa, além da Serra de Buenos Aires em segundo plano, num visual de encher os olhos!

Foto: Leonardo Merçon/Wikimedia Commons

Clique no link abaixo para ver o horário de funcionamento do PEPCV, o passeio de caiaque e os meios de contato para informações e agendamento de escolas e excursões!

Foto: @bns_drones

Veja também:

Guarapari: Guia Definitivo com Todas as Praias da “Cidade Saúde”

Como Montar Um Roteiro de Viagem? Veja 15 Dicas Práticas