norte do espírito santo

Itaúnas: Uma Jornada Inesquecível Pelo Litoral Norte Capixaba

Um pôr-do-sol mágico nas dunas, praia rústica e selvagem, trilhas ecológicas, uma vila nos moldes de Jericoacoara no Ceará e o Festival de Forró mais famoso do Brasil: isso tudo é Itaúnas! Embarque agora nessa jornada inesquecível e conheça um dos principais destinos turísticos do Espírito Santo!

Itaúnas é um pequeno vilarejo bem rústico, que lembra muito o centro de Jericoacoara no Ceará, com uma diferença: em Jeri, as ruas são todas de areia da praia; já em Itaúnas, são de chão batido.

Foto: @lianamaravargas

A praça é o ponto central e lugar de encontro para curtir a noite no vilarejo. É ali que fica a Igreja de São Sebastião e o tronco gigante de um pequi-vinagreiro! Ao redor, bares e restaurantes, tocando o tradicional forro pé-de-serra. E falando no forró, anualmente, no mês de Julho, é realizado o Fenfit - Festival Nacional de Forró de Itaúnas, o maior festival de forró do mundo!

Dunas de Itaúnas: o pôr do sol mais famoso do Espírito Santo

Foto: J. Balla Photography/Unsplash

As Dunas de Itaúnas são outro espetáculo à parte do local! Porém, esse não é apenas um ponto turístico qualquer. As dunas guardam uma riqueza arqueológica incrível, além de ter uma vila inteira, engolida completamente pela areia, num processo que durou 30 anos!

Foto: @eu_gabibernardo

Sem dúvida, é um visual de tirar o fôlego, único no Espírito Santo! Além disso, contemplar o pôr do sol do alto das dunas, é um ritual diário obrigatório pra quem está na vila. De fato, um momento mágico e inesquecível, com dezenas de pessoas acompanhando o sol se pôr, encerrando assim mais um dia!

Foto: @maiki.trilhas

Aliás, as próprias dunas são caminho para a Praia de Itaúnas. Portanto, aproveite para relaxar na areia macia da praia, enquanto toma um drink e prova alguns petiscos, em alguma das diversas barracas à beira-mar!

Foto: @kaiodahora

Parque Estadual de Itaúnas: Dunas, trilhas e conexão com a natureza

Foto: @renzoambrozini

O Parque Estadual de Itaúnas se estende pelo litoral desde sua foz no Rio Itaúnas, até a divisa entre o ES e a BA, na foz do Riacho Doce. Além de estar em contato com a natureza, tem ainda as trilhas, onde podemos conhecer um pouco da história da antiga Vila de Itaúnas, soterrada no século passado, como é o caso da Trilha do Tamandaré!

Além disso, na sede do Parque tem uma exposição permanente do Sítio Arqueológico de Itaúnas, com diversos artefatos antigos, além de animais taxidermizados, onde é possível conhecer a história local e sua importância para a preservação ambiental.

Praia de Riacho Doce e Costa Dourada: Bônus para sua viagem

Foto: @wedersonlacerda

Obviamente, estando em Itaúnas, não deixe de visitar a Praia de Riacho Doce, já na divisa com a Bahia e também, Costa Dourada. São dois destinos incríveis, rústicos e paradisíacos, que vale muito à pena uma esticada até lá. Vai por mim, você irá se surpreender!

Foto: @samanttabrito

Itaúnas é o destino ideal para uma viagem inesquecível, vivenciando experiências únicas! Descubra a beleza natural da região e a cultura vibrante da vila. Portanto, planeje sua viagem agora mesmo e prepare-se para se apaixonar por Itaúnas!

Veja também:

Qual é a Melhor Época do Ano Para ir Pra Guarapari?

5 Destinos no Interior do Espírito Santo que Irão te Surpreender!