A Curiosa História do Cemitério São João Batista em Guarapari

Compartilhe com seus amigos!

Se você deseja conhecer Guarapari além de suas belíssimas praias, saiba que a cidade tem muitos lugares interessantes e até inusitados para visitar. Um deles é o Cemitério São João Batista. Sua história é tão inusitada, que chegou até a inspirar a icônica novela “O Bem Amado”!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

A história do Cemitério São João Batista

Localizado no centro de Guarapari, a história do Cemitério São João Batista é um tanto curiosa e inusitada. O cemitério foi construído no início do século XX, em 1906. Porém, demorou 10 anos para ser, enfim, inaugurado. O motivo? Ninguém morreu na cidade nesse período!

Guarapari e a fama de “Cidade Saúde”

Pra se ter uma ideia, nessa época Guarapari já tinha fama de “Cidade Saúde”, muito antes da descoberta dos benefícios das areias monazíticas da Praia da Areia Preta. Na ocasião, a qualidade e a média de vida no município eram bem elevadas, prorrogando assim, naturalmente a inauguração efetiva do cemitério.

A saída encontrada para a inauguração do Cemitério São João Batista

Com a demora na inauguração do cemitério, a suspeita de desvios de verbas públicas para essa obra começou a ser aventada. Sendo assim, a única alternativa encontrada pelo prefeito João Batista de Almeida, que tinha o apelido de “Juca Brandão”, foi pedir um defunto emprestado para as cidades vizinhas.

Porém, foi difícil encontrar uma família que concordasse com essa “permuta”, já que num momento tão difícil, ninguém tinha cabeça para ceder um familiar para inaugurar um cemitério. Enfim, a espera acabou em 1916, quando uma andarilha faleceu na localidade de Benevente, na cidade de Anchieta, município vizinho.

Inspiração para a novela “O Bem Amado”

Fato é que esse curioso episódio serviu de inspiração para o enredo da novela “O Bem Amado”, de Dias Gomes. Aliás, o personagem Odorico Paraguaçu, prefeito da cidade de Sucupira, foi baseado em Juca Brandão, prefeito de Guarapari. E aí, você sabia dessa curiosidade?

Visitei o Cemitério São João Batista de noite! 

Na última vez que estive em Guarapari eu aproveitei para visitar o Cemitério São João Batista. Fui pela manhã e depois retornei à noite! Aliás, essa foi a primeira vez que entrei num cemitério à noite. Se você quiser ver como foi essa “aventura”, eu postei os stories no Instagram e deixei salvo na aba “Destaques”!

Não tinha ninguém no local e o portão estava apenas enconstado. Porém, achei o cemitério meio largado e na minha opinião, em se tratando de um lugar turístico devido à sua história, a prefeitura deveria ter um cuidado maior na sua manutenção.

Enfim, fica aí o convite para você visitar o Cemitério São João Batista. De fato, um ponto turístico bem inusitado para visitar em Guarapari, que influenciou uma grande novela da história da teledramaturgia brasileira!

Como chegar:

Chegando em Guarapari, siga em direção ao centro da cidade. Se estiver na Praia do Morro, atravesse a ponte vire à esquerda na Rua Francisco de Assis Santana, logo após a Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Vire novamente à esquerda na Av Davino Mattos. Ao invés de atravessar a ponte, mantenha-se à direita e siga em frente. Vire à direita na Rua Nilza Teresa Hofman Pádua e entre à esquerda na Ladeira São Benedito. Vire à direita na Rua Rua São Bernardo e continue pela Rua José Ribeiro. Lá na frente, vire à direita na Rua Sizenaldo Matos Bourguignon e em seguida, entre à esquerda, na Rua Dr. Aristídes Navarro Carvalho. Vire à direita na Rua Pedro José Simões e siga em frente até chegar no cemitério.

Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Guarapari!

5 Curiosidades Sobre o Parque Estadual Paulo César Vinha
Guarapari: Guia Definitivo com Todas as Praias da “Cidade Saúde”
Praia dos Pescadores: Refúgio Perfeito pra Famílias em Guarapari

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário