Praia do Pau Grande: Onde Fica e Por Que Esse Nome Curioso?

Compartilhe com seus amigos!

Qual seria a sua reação se lhe convidassem pra ir numa praia chamada “Praia do Pau Grande”? Mas calma, antes de pensar qualquer coisa e dar asas à imaginação, saiba em qual cidade capixaba ela fica e entenda o porquê dessa praia ter recebido esse nome tão curioso!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Localização da Praia do Pau Grande

A saber, a Praia do Portinho, popularmente conhecida como Praia do Pau Grande, está localizada na cidade de Piúma, no sul do Estado, num bairro chamado Portinho. Aliás, a praia faz divisa com a Praia da Areia Preta em Iriri, Anchieta.

Afinal, por que a Praia do Portinho se chama “Praia do Pau Grande”?

De acordo com antigos moradores, uma árvore imensa de uma madeira conhecida como pau branco, caiu na areia há muitos anos, numa época em que a praia era bem mais arborizada. Aliás, parte da árvore foi usada pra fazer uma canoa.

Porém, o que restou dela, permaneceu por lá durante muito tempo e acabou servindo de referência para a localização da praia. Então, o nome “Praia do Pau Grande” pegou, ficando assim até hoje! E você aí pensando besteira, né? 😂

Praia do Pau Grande: características e infraestrutura

De fato, eu fiquei muito surpreso com a beleza rústica da praia, muito diferente das outras praias da cidade. A Praia do Pau Grande tem areia dourada e o mar de águas azuis, com muitas ondas. Aliás, não são tão grandes, mas é bom ter muito cuidado, pois ao entrar no mar, logo no início já é bem fundo. Então, todo cuidado é pouco, principalmente com crianças!

Além disso, o visual da praia é espetacular, com muitas castanheiras, coqueiros e amendoeiras por toda a orla da praia. Há muitas pedras e um costão rochoso nas duas extremidades da praia, com algumas piscininhas naturais entre as pedras!

Quanto à infraestrutura, é bem simples e a Praia do Pau Grande possui mesmo o básico: alguns quiosques que servem bebidas e petiscos aos clientes na areia da praia.

Enfim, a Praia do Pau Grande ainda é pouco conhecida entre os turistas, tornando-a assim um ótimo refúgio pra quem pretende curtir uma praia com mais tranquilidade! Portanto, na sua ida ao litoral sul capixaba, não deixe de conhecer essa praia de nome inusitado, porém, de grande beleza natural!

Como chegar:

Siga em direção ao sul pela ES-060, passando por Guarapari e Iriri em Anchieta. Após passar pela garagem da Viação Sudeste, entre na primeira rua à esquerda; é uma estrada de terra. Basta seguir em frente até chegar na praia. Indo pelo sul, siga em direção a Anchieta, passando por Piúma e quando passar pela Uni Parts Peças e Acessórios, vire a direita na próxima rua e siga em direção à praia, fazendo o mesmo trajeto já informado.

Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Piúma!

5 Lugares Inusitados Para Conhecer no Espírito Santo!
5 Praias Com Nomes Curiosos no Espírito Santo!
Feriados de 2024: Confira a Lista e Programe-se Para Viajar
!

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário