Você sabia que existe um lugar incrível para fazer trilha e contemplar a natureza, bem no coração da cidade de Vitória? É a Pedreira Joana D’Arc, uma antiga área de extração de granito e que hoje é um cenário fantástico para os amantes de aventura e fotografia!
Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!
Localização da Pedreira Joana D’Arc
A Pedreira Joana D’Arc está localizada na região da Grande Maruípe, no bairro Joana D’Arc. Ela fica às margens da Rodovia Serafim Derenzi, fazendo limite com os bairros Santa Martha, São Cristóvão e Resistência. Ao norte, ela faz divisa com a Estação Ecológica Ilha do Lameirão.
Como chegar na Pedreira Joana D’Arc
O acesso à pedreira é muito simples. Aliás, dá pra chegar lá de ônibus ou até mesmo de carro. A Pedreira Joana D’Arc tem 2 entradas: a primeira é pelo lado oposto da Av Serafim Derenzi. Já a segunda entrada, é pelo bairro Resistência.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Um panorama sobre a Pedreira Joana D’Arc
A Pedreira Joana D’Arc está localizada no Parque Natural Vale do Mulembá, com aproximadamente 142 hectares. Além disso, no local funcionava uma antiga área de extração de granito, mas hoje constitui uma importante área de preservação de Mata Atlântica.
Trata-se de um lugar bem espaçoso, cercado por um paredão de mais de 180 metros de altura, com fauna silvestre, nascentes e diversas trilhas. Aliás, na pedreira tem duas lagoas: uma bem rasa e a outra, a Lagoa Mulembá, mais funda, chegando a 16 metros de profundidade.
As trilhas da pedreira são bem simples e de nível fácil. Caminhar por lá é um entretenimento muito prazeroso e a sensação que se tem é de estar na roça e não na cidade! Além disso, é até difícil de acreditar que um lugar como esse está localizado bem no coração de uma metrópole como Vitória!
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
A cidade de Vitória vista do mirante da pedreira
Porém, o ponto alto da trilha, sem dúvida, é quando chegamos no topo da pedreira! A vista do mirante é simplesmente ESPETACULAR! Aliás, dá pra ver até o litoral, a Ponte da Passagem e logo à frente, o Manguezal de Vitória, que para quem não sabe, é o maior manguezal urbano da América Latina!
A Pedreira Joana D’Arc é um destino muito popular nas redes sociais, principalmente no Instagram. Além disso, seu visual rústico é cenário perfeito para fotos. Aliás, a pedreira é muito, mas muito alta mesmo! Olhando as fotos de um celular ou computador, não dá pra ter noção da grandiosidade que é esse lugar!
O que você precisa saber antes de visitar a Pedreira Joana D’Arc
- A profundidade da lagoa chega a 16 metros e não há guarda-vidas no local. Portanto, não coloque sua vida em risco e evite entrar na lagoa
- Evite ir sozinho na Pedreira Joana D’Arc. Chame familiares e amigos e só vá em grupo
- Use repelente, protetor solar e leve consigo água potável e frutas
- Mantenha o ambiente limpo, trazendo seu lixo de volta, preservando esse patrimônio natural da nossa Capital
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Enfim, a Pedreira Joana D’Arc é uma excelente opção de passeio para fazer com a família e amigos. Portanto, se você gosta de fazer trilha e estar em contato com a natureza, sem dúvida, esse é o lugar ideal para conhecer em Vitória!
Como chegar:
Siga para Vitória pela Av Getúlio Vargas e Av Vitória. Depois de passar pela pracinha de Maruípe, vire à esquerda na Av Mal Campos e continue pela Av Maruípe. Quando chegar no Quartel da Polícia Militar, vire à esquerda, na Rod Serafim Derenzi e siga adiante, até chegar na pedreira, que estará à sua esquerda. Indo pela Reta da Penha, vá em direção à UFES e retorne na rotatória que fica depois da Ponte da Passagem. Ao passar novamente pela ponte, siga pela direita na R Dona Maria Rosa e continue pela Av Maruípe. Quando chegar no Quartel da Polícia Militar, vire à direita, na Rod Serafim Derenzi e faça o mesmo percurso.
Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Vitória!
Descubra os Encantos da Praia da Ilha do Frade em Vitória!
Morro do Vigia: Aventure-se Nessa Trilha no Coração de Vitória!
Parque Chácara Von Schilgen: Um Refúgio no Coração de Vitória!
IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!