Praça Oito de Setembro – Vitória

Hoje vou mostrar pra vocês um dos principais monumentos históricos da Capital: A Praça Oito de Setembro, mais popularmente conhecida como a “Praça Oito”! Clique aí embaixo para ler a postagem completa e entenda a importância dessa praça na história da cidade de Vitória!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Localizada na Av Jerônimo Monteiro, no Centro, a Praça Oito de Setembro foi inaugurada em Outubro de 1909. A praça foi erguida no antigo Cais da Alfândega e seu nome é uma homenagem à data de fundação da cidade de Vitória.

Ganhou na década de 1940 seu tradicional relógio, construído pelo alemão João Ricardo Hermann Schorling. Em Outubro de 2013, o objeto foi restaurado e voltou a tocar – de hora em hora – as sete notas iniciais do Hino do Espírito Santo. Além disso, a
Praça Oito também recebeu melhorias, ganhando bancos novos, nova
iluminação e a recuperação do calçamento em pedras
portuguesas.

E uma curiosidade: o relógio é movido por um programador lógico controlável e o som provém de sete sinos, cada um reproduzindo uma das sete notas musicais.


Como chegar:

Saindo de Vila Velha, siga pela Rod Carlos Lindemberg pela Segunda Ponte ou a Ponte Florentino Avidos. Ao chegar em Vitória, siga pela Av Marechal Mascarenhas de Moraes, passando em frente ao Porto de Vitória e logo à frente, entrando na Av Governador Blei, você já avistará a praça, à sua esquerda. Vindo da Serra, ao chegar em Vitória, siga para o centro a após passar a Curva do Saldanha, siga pela Av Jerônimo Monteiro.