A cidade da Nazaré em Portugal, é conhecida mundialmente por ser o palco da maior onda surfada no mundo! E é nessa época do ano, no outono europeu, que começa a temporada das ondas gigantes!
Essa matéria faz parte do projeto “Terra Capixaba Sem Fronteiras”, onde compartilho como você um pouco da minha experiência de viagem fora do Espírito Santo! Aproveite e siga o @terracapixabasemfronteiras no Instagram!
Retornei a Nazaré para ver as ondas gigantes, depois de ter visitado a cidade pela primeira vez em Julho desse ano! Estou escrevendo esse texto no mesmo dia em que vi as famosas ondas gigantes do “Canhão da Nazaré” pela primeira vez! De fato, foi uma experiência fantástica, que vou dividir com você agora!
A temporada das ondas gigantes da Nazaré
Como citei acima, a temporada das ondas gigantes da Nazaré começam no outono europeu, mais precisamente em Outubro ou Novembro (depende muito da ondulação). A temporada perdura no Inverno, geralmente até o mês de Março. Já vi relatos de ondas gigantes em outros meses, como Setembro e Abril, porém, o certo mesmo é na janela de Outubro a Março!
Ver essa foto no Instagram
Vai para Nazaré aproveitar a temporada das ondas gigantes? Veja aqui as melhores ofertas de hospedagem disponíveis!
Por que a Praia do Norte tem ondas gigantes?
É na Praia do Norte que vemos as ondas gigantes, sendo que o grande responsável pela formação dessa ondulação é o Canhão de Nazaré!
O Canhão de Nazaré é uma falha gológica, o maior canyon (ou canhão) submarino de origem tectônica da Europa, com 227 km extensão e 5.000 m de profundidade! Esse “canhão” impulsiona e dá velocidade à formação das ondas gigantescas, somando-se a outros elementos, como a época do ano e as tempestades no Oceano Atlântico!
O recorde da maior onda surfada na história
E é do Brasil o recorde da maior onda surfada na história! Foi o brasileiro Rodrigo Koxa, que em 2017, surfou uma onda de 24,38 metros de altura, superando assim, o recorde do havaiano Garrett McNamara, que havia surfado uma onde de 23,77 metros de altura!
A brasileira Maya Gabeira também entrou para o Guinness ao bater o recorde mundial feminino de maior onda surfada em 2020, quando surfou uma onda de 22,4 metros!
Como foi minha experiência hoje?
O tempo hoje na Nazaré estava muito instável – ora chovia, ora fazia sol, com mudanças bem repentinas. Porém, o vento foi uma constante nessa equação! E ventou FORTE MESMO! Tão forte que o vento literalmente estava “empurrando” as pessoas em determinado momento!
Independente das condições climáticas, vi muita gente de diversas partes do mundo no Sítio da Nazaré para ver de perto as ondas gigantes! Pra se ter uma idéia, tinha fila na porta do Forte São Miguel Arcanjo para ver as ondas de lá!
As ondas estavam gigantes, porém, não estavam “monstruosas”, como tinha visto em vídeos na Internet! Mas isso não estragou a emoção de estar ao vivo no palco das maiores ondas do mundo! Foi uma experiência única e inesquecível! Veja aí o reels que postei no @terracapixabasemfronteiras!
Ver essa foto no Instagram
3 dicas para você aproveitar ao máximo sua visita a Nazaré nessa temporada de ondas gigantes:
– Fique atento à previsão do tempo. As ondas gigantes só aparecem em condições específicas, por isso é importante verificar a previsão do tempo antes de viajar;
– Vista-se adequadamente. O vento e a chuva são comuns na Praia do Norte, por isso é importante usar roupas e calçados confortáveis e impermeáveis;
– Cuidado, mas muito cuidado com o vento e não se aventure fora da bancada na lateral do Forte São Miguel Arcanjo ou na beira das falésias. A força do vento pode te derrubar!
Por fim, se tiver a oportunidade de ir para Nazaré nessa época do ano, não perca essa chance! Ver ondas gigantes quebrarem na Praia do Norte é algo que você nunca vai esquecer!
Ah, conhece algum amigo ou parente que já tem viagem marcada para a Europa? Compartilhe esse texto com eles! Sem dúvida, essas dicas poderão ajudá-los bastante!
E antes de ir embora, confira essa outra dica de viagem, pode ser muito útil para você também!
Nazaré: 7 Atrações Imperdíveis na Terra das Ondas Gigantes!
“Terra Capixaba Sem Fronteiras: o mundo que você não conhece, agora você encontra aqui!”