Sem dúvida, as incríveis ondas gigantes é o maior atrativo turístico da Nazaré, uma modesta vila com forte tradição piscatória da costa oeste de Portugal! Mas o turismo na cidade vai muito além do surf! Veja 7 atrações imperdíveis para visitar na “Terra das Ondas Gigantes”!
Essa matéria faz parte do projeto “Terra Capixaba Sem Fronteiras”, onde compartilho como você um pouco da minha experiência de viagem fora do Espírito Santo! Aproveite e siga o @terracapixabasemfronteiras no Instagram!
Estive em Nazaré em Julho desse ano, no Verão Europeu, fora da temporada das ondas gigantes – que começa, de fato, no Outono e Inverno (geralmente, entre os meses de Novembro a Março)! Obviamente, eu queria mesmo era ver as ondas, entretanto, fiquei maravilhado com a beleza desse lugar fascinante!
Um breve panorama sobre a Nazaré
A Nazaré está localizada na costa oeste de Portugal, a 122 km de Lisboa! É uma vila de pescadores simples, porém, com muita história, cultura e tradição! Um lugar bastante aconchegante e destino turístico fascinante, que oferece uma variedade de atrações para todos os gostos!
As 7 Atrações Imperdíveis de Nazaré:
1. A Praia da Nazaré
A Praia da Nazaré é uma praia urbana de areia branca bem extensa e águas cristalinas. Ela tem ótima infraestrutura e como a maioria das praias de Portugal, tem o selo da Bandeira Azul!
Destaque para as tradicionais barracas de praias coloridas que são colocadas na praia na alta temporada! A praia fica linda com elas, principalmente quando você as vê do alto do Miradouro do Suberco!
2. O Sítio da Nazaré
O Sítio da Nazaré é um bairro histórico localizado no topo de um penhasco com vista para a Praia da Nazaré. É um ótimo lugar para apreciar a vista da cidade e do oceano. Aliás, a vista de lá é simplesmente ESPETACULAR!
No Sítio, você pode visitar a Igreja de Nossa Senhora da Nazaré e o Miradouro do Suberco, além de caminhar pelas falésias que ficam no percurso para a Praia do Norte e o Forte de São Miguel, onde estão as ondas gigantes!
3. Santuário de Nossa Senhora da Nazaré
O Santuário de Nossa Senhora de Nazaré foi construído por ordem do Rei D. Fernando em 1377 e foi reconstruído no final do século XVII. É uma construção no estilo barroco.
Nas dependências do Santuário está o Museu de Arte Sacra Reitor Luis Nési. Ali tem uma exposião de vários objetos de adorno e imagens antigas, como também inúmeras alfaias litúrgicas.
4. O Miradouro do Suberco
O Miradouro do Suberco um ótimo lugar para apreciar a vista da cidade e do oceano. A vista de lá é simplesmente ESPETACULAR, uma das mais linda que já vi em Portugal!
Esse mirante natural (em Portugal, “mirante” se chama “miradouro”) tem 110 metros de altura e além de apreciar a vista, ao seu entorno você encontrará muitas lojinhas de artesanato e restaurantes.
5. O Forte São Miguel Arcanjo
Construído entre 1577 a 1644, o Forte São Miguel Arcanjo é o principal posto de observação das ondas gigantes da Praia do Norte, além de ser o local ideal para apreciar o belíssimo pôr do sol no oceano!
Aliás, no interior do Forte há um Centro Interpretativo do Canhão da Nazaré, a Surfer Wall e vários conteúdos expositivos periódicos! Vale muito a pena a visita! O preço da entrada é de 2€; pode ser visitado todos os dias de 10h às 20h30.
6. A Gruta de Forno de Orca
Além das ondas gigantes, outro destaque da Praia do Norte é a Gruta do Forno de Orca! Ela está localizada na base de um promontório e foi moldada através das ondas rebentando contra a falésia, que ao longo do tempo, esculpiram nos calcários da base essa gruta!
Aliás, a visão que temos do Forte São Miguel Arcanjo, visto de dentro dessa gruta, nas areias da Praia do Norte, é espetacular! Cara, parece até aqueles castelos medievais que vemos no cinema! Cê tá doido!!!
A saber: ela só se encontra visível quando o mar está calmo e baixo, mas nos dias de maré alta, o mar simplesmente entra violentamente pela gruta dentro!
7. O Ascensor da Nazaré
Inaugurado em 28 de Julho de 1889, o Ascensor (Elevador) da Nazaré foi uma ótima iniciativa para melhorar a mobilidade dos visitantes do centro da cidade até o Sítio da Nazaré.
Infelizmente, ele ainda está passando por manutenção e não deu pra apreciar um passeio nele… quem sabe numa próxima oportunidade?
Enfim, a Nazaré é um destino turístico que oferece uma variedade de atrações para todos os gostos; seja você um apreciador das ondas gigantes, da história ou da natureza, a Nazaré tem muito para oferecer!
Ah, conhece algum amigo ou parente que já tem viagem marcada para a Europa? Compartilhe esse texto com eles! Sem dúvida, essas dicas poderão ajudá-los bastante!
E antes de ir embora, confira essa outra dica de viagem, pode ser muito útil para você também!
Portugal: 5 Praias Paradisíacas Para Conhecer!
“Terra Capixaba Sem Fronteiras: o mundo que você não conhece, agora você encontra aqui!”