Conheça a História da Capelinha de Guriri em São Mateus

Compartilhe com seus amigos!

Se você já foi em Guriri, por certo, já viu ou tirou foto em frente a uma capelinha bem pitoresca que fica no calçadão da praia. É a Capela Nossa Senhora dos Navegantes, popularmente conhecidada como “Capelinha de Guriri”. Aliás, você já teve a curiosidade de saber a sua história? Vem conhecer agora!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Onde fica a Capelinha de Guriri

A Capela Nossa Senhora dos Navegantes, mais conhecida como “Capelinha de Guriri”, está localizada na Praia de Guriri, no município de São Mateus, no norte do Espírito Santo, a 219 km de Vitória.

Ela fica entre a vegetação de restinga, entre as passarelas Nº 1 e 2 Sul, praticamente na direção da Av Governador Eurico Vieira de Rezende, a principal avenida do balneário, onde estão concentrados os bares e restaurantes locais.

A história da Capelinha de Guriri

A história da Capelinha de Guriri é bem recente. De acordo com o site da Prefeitura de São Mateus, ela foi construída em 1975 pelas famílias Bonomo e Cordeiro, dedicada a Iemanjá. Tempos depois, essas famílias se converteram ao catolicismo e abandonaram a capela.

Porém, no ano de 2002, uma comunidade católica local iniciou, junto com os moradores, uma restauração na capela e a partir daí, ela foi convertida ao catolicismo.

Atualmente, o sino da capela toca diariamente às 18h, chamando os fieis para orar e receber as bênçãos de Nossa Senhora dos Navegantes, ou para festejar aniversários de crianças pobres da região. Aliás, nesse mesmo horário também é rezado o terço, de Terça a Domingo.

Enfim, além de local de culto, a Capela Nossa Senhora dos Navegantes tornou-se também um ponto turístico que faz parte da memória afetiva dos moradores de Guriri! Portanto, parada obrigatória para fotos quando você estiver por lá!

Como chegar:

Partindo da Grande Vitória, siga pela BR-101 até São Mateus. Após passar a Petrobrás e a Ideal Terraplanagem, vire à direita na Av Jones dos Santos Neves, depois à esquerda na R João Evangelista Monteiro Lobato, à direita na R Antônio Pereira de Aguiar, à direita na R Monsenhor Guilherme Schimidt e continue para a Rod Othovarino Duarte Santos (ES-315). Enfim, siga em frente até chegar na praia. A Capelinha de Guriri estará logo à frente.

Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre São Mateus!

Casa de Cabeça Pra Baixo Faz Sucesso em São Mateus
Praia de Guriri: Um Paraíso de Águas Mornas no Norte Capixaba
Praia do Bosque: Um Refúgio Secreto Para Famílias em Guriri

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

2 thoughts on “Conheça a História da Capelinha de Guriri em São Mateus”

Deixe seu comentário