Conheça a História da Capelinha de Guriri em São Mateus

Compartilhe com seus amigos!

Se você já foi em Guriri, por certo, já viu ou tirou foto em frente a uma capelinha bem pitoresca que fica no calçadão da praia. É a Capela Nossa Senhora dos Navegantes, popularmente conhecidada como “Capelinha de Guriri”. Aliás, você já teve a curiosidade de saber a sua história? Vem conhecer agora!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Onde fica a Capelinha de Guriri

A Capela Nossa Senhora dos Navegantes, mais conhecida como “Capelinha de Guriri”, está localizada na Praia de Guriri, no município de São Mateus, no norte do Espírito Santo, a 219 km de Vitória.

Ela fica entre a vegetação de restinga, entre as passarelas Nº 1 e 2 Sul, praticamente na direção da Av Governador Eurico Vieira de Rezende, a principal avenida do balneário, onde estão concentrados os bares e restaurantes locais.

A história da Capelinha de Guriri

A história da Capelinha de Guriri é bem recente. De acordo com o site da Prefeitura de São Mateus, ela foi construída em 1975 pelas famílias Bonomo e Cordeiro, dedicada a Iemanjá. Tempos depois, essas famílias se converteram ao catolicismo e abandonaram a capela.

Porém, no ano de 2002, uma comunidade católica local iniciou, junto com os moradores, uma restauração na capela e a partir daí, ela foi convertida ao catolicismo.

Atualmente, o sino da capela toca diariamente às 18h, chamando os fieis para orar e receber as bênçãos de Nossa Senhora dos Navegantes, ou para festejar aniversários de crianças pobres da região. Aliás, nesse mesmo horário também é rezado o terço, de Terça a Domingo.

Enfim, além de local de culto, a Capela Nossa Senhora dos Navegantes tornou-se também um ponto turístico que faz parte da memória afetiva dos moradores de Guriri! Portanto, parada obrigatória para fotos quando você estiver por lá!

Como chegar:

Partindo da Grande Vitória, siga pela BR-101 até São Mateus. Após passar a Petrobrás e a Ideal Terraplanagem, vire à direita na Av Jones dos Santos Neves, depois à esquerda na R João Evangelista Monteiro Lobato, à direita na R Antônio Pereira de Aguiar, à direita na R Monsenhor Guilherme Schimidt e continue para a Rod Othovarino Duarte Santos (ES-315). Enfim, siga em frente até chegar na praia. A Capelinha de Guriri estará logo à frente.

Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre São Mateus!

Casa de Cabeça Pra Baixo Faz Sucesso em São Mateus
Praia de Guriri: Um Paraíso de Águas Mornas no Norte Capixaba
Praia do Bosque: Um Refúgio Secreto Para Famílias em Guriri

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

2 thoughts on “Conheça a História da Capelinha de Guriri em São Mateus”

Deixe seu comentário

Terra Capixaba
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.