Praia Mateus Lopes: Águas Rasas e Calmas em Guarapari!

Compartilhe com seus amigos!

Localizada no complexo de praias chamado de “Três Praias”, a Praia Mateus Lopes é uma pequena enseada de águas rasas e calmas. Portanto, se você está à procura de um lugar paradisíaco para passar o dia com a família, sem dúvida, você vai querer conhecer essa praia!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Um panorama sobre a Praia Mateus Lopes

A Praia Mateus Lopes é uma pequena enseada de apenas 175 metros de extensão, cercada de pedras e vegetação nativa. Com se trata de uma praia deserta, é bem reservada, trazendo assim, privacidade para o seu lazer. Ela faz divisa com a Praia dos Adventistas ao sul e como falei no início, junto com a Praia da Leontina ao norte e logo em seguida, a Praia do Saco ou Ancoradouro, faz parte do complexo de praias chamado de Três Praias, muito famoso em Guarapari!

Praia dos Adventistas vista da Praia Mateus Lopes

Características da Praia Mateus Lopes

Aliás, essa praia não possui ondas e o mar aí parece mais uma piscina natural, o que é excelente para crianças e idosos. E por falar na água, ela é cristalina e em algumas épocas do ano, costuma até ser morna!

Praia da Aldeia e Praia dos Ventos vistas da Praia Mateus Lopes

De fato, a Praia Mateus Lopes é muito boa também para a prática de esportes aquáticos, como stand up paddle e caiaque, além de ser excelente para mergulho!

Além disso, como se trata de uma praia deserta, não há quiosques no local. No Verão, alguns vendedores ambulantes costumam aparecer por lá, mas o mais seguro é que você leve seu lanche de casa, se for pra passar o dia na praia – o que geralmente todos que vão para as Três Praias fazem. Porém, tenha consciência ambiental e leve consigo todo o lixo que produzir no local!

Explorando as Três Praias

Obviamente que, estando num complexo de praias, você não vai fixar seus pés somente em uma praia, né? Aproveite então para explorar a beleza do lugar! Caminhando para o lado esquerdo da praia, você encontrará um costão rochoso com algumas piscinas naturais. Além disso, a vista que se tem de lá das demais praias da região é espetacular!

A nova passarela de acesso às Três Praias

Recentemente, após mais de 20 anos, foi construído uma passarela de acesso às Três Praias a partir da Rodovia do Sol! É uma trilha ecológica com nível de dificuldade leve, numa caminhada de 1,2 Km. A passagem intercala trechos pavimentados com rampas de madeira, sendo acessível até para cadeirantes. Além disso, ela pode ser feita à pé ou de bicicleta. O final da trilha é exatamente na pedra que faz divisa da Praia Mateus Lopes com a Praia dos Adventistas.

YouTube player

Enfim, o Verão está chegando e sem dúvida, você não pode deixar de conhecer essa praia incrível, que é a Praia Mateus Lopes! Além de visitar também, é claro, as demais praias das Três Praias! Aproveite ao máximo e boa praia!

Como chegar:

Siga para Guarapari pela Rodovia do Sol em direção a Guarapari. Após passar por Setiba e a pedreira, você verá a entrada do Condomínio Alphaville logo à frente, à direita. Deixe o carro no estacionamento e faça o percurso através da trilha ecológica.

Pela Praia dos Adventistas: Após fazer o trajeto acima, depois de passar do Condomínio Alphaville, siga em frente e ao avistar o semáforo no cruzamento (há um posto de gasolina à direita), vire à esquerda (na esquina do Galetos Zani) na Av Paris e siga em frente, sentido Praia do Morro. Ao avistar o Posto Ale, entre na Rua Sevilha (uma rua antes do posto) e siga em frente, mantendo-se sempre à direita. Há uma estrada de chão e lá na frente haverá uma bifurcação. Vire à direita e siga em frente. Você subirá e descerá um morrinho e chegará na Praia dos Adventistas. Chegando lá, siga para o norte e chegará na Praia Mateus Lopes.

Por Perocão ao sul, passando pela Praia do Boião e a Praia do Morcego: Após passar por Santa Mônica, indo em direção ao Centro de Guarapari, ao avistar um semáforo, onde há um açougue e uma delegacia de polícia à direta, vire na primeira à esquerda, a Rua Marcelino Vieira. Siga até o final e após passar pela ponte, vire à esquerda na Peixaria do Romário. Siga em frente e ao encontrar uma bifurcação, mantenha-se à esquerda. Logo à frente está a Praia do Boião. Vá para o final da praia e depois atravesse a trilha à sua direita, até chegar na Praia do Morcego. Continue em frente, passando pelas pedras e chegará na Praia do Saco ou Ancoradouro.

Vai embora não! Fique e conheça as demais praias das Três Praias!

As Três Praias em Guarapari É Um Paraíso a Ser Descoberto!
Praia da Leontina: Um Refúgio Ideal Para Relaxar em Guarapari!
Praia do Saco ou Ancoradouro: Paraíso Selvagem em Guarapari!

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário