A Capital do Espírito Santo é repleta de história e cultura! Aliás, entre os seus atrativos, destacam-se algumas igrejas históricas, que guardam em suas paredes e vitrais os traços de um passado rico e diversificado! Veja agora 3 igrejas históricas para visitar quando estiver em Vitória!
Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!
Além da beleza de sua arquitetura, as igrejas históricas de Vitória oferecem uma experiência única aos visitantes. Elas são um importante patrimônio histórico e cultural da cidade, além de ser também, um local de fé e devoção ou simplesmente de apreciação da arte e da cultura!
1. A Basílica de Santo Antônio
A Basílica de Santo Antônio foi construída na década de 50 para atender a crescente demanda de fiéis na Paróquia de Santo Antônio, o bairro mais antigo da Capital. A basílica tem uma arquitetura renascentista, inspirada na Igreja de Nossa Senhora da Consolação, em Todi, na Itália!
Além disso, a cúpula da Basílica de Santo Antônio chama a atenção (tanto por dentro, quanto por fora) pela sua arquitetura, que sem dúvida, é impressionante!
2. O Convento de São Francisco
Você sabia que o Convento de São Francisco foi o primeiro convento da ordem franciscana na época do Brasil Colônia? Ele foi construído no final do Século XVI, a pedido de Vasco Fernandes Coutinho Filho, 2º Donatário da Capitania do Espírito Santo!
Aliás, o Convento de São Francisco já foi utilizado como orfanato, cemitério, colégio e residência das Irmãs Carmelitas! Atualmente, é um dos 51 pontos turísticos e culturais do Centro Histórico de Vitória!
3. A Catedral Metropolitana de Vitória
A Catedral Metropolitana de Vitória está localizada no centro, na Cidade Alta. Ela é famosa pela beleza dos seus vitrais, que são o grande destaque da catedral! A saber, eles foram desenhados pelo artista italiano César Alexandre Formenti, com a ajuda do seu filho e também pintor, Gastão Formenti. Além disso, levaram 10 anos para ficarem prontos!
Além disso, a sua arquitetura no estilo Neogótico, inspirada na Catedral de Köln, na Alemanha, chama muita atenção também!
Sem dúvida, essas 3 igrejas históricas para visitar em Vitória são lugares imperdíveis para quem deseja conhecer melhor a riqueza histórica da cidade! Então, se você está planejando uma visita à Capital, não deixe de incluí-las no seu roteiro! Sem dúvida, você não irá se arrepender!
Vai embora não! Fique e descubra outras igrejas históricas do Espírito Santo!
Convento da Penha: o Principal Ponto Turístico Capixaba!
Igreja do Rosário: A Igreja Mais Antiga do Brasil!
Visitei a Catedral do Sagrado Coração de Jesus!
IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!