Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!
Relembrando o que falei no último post, Itaoca é um Distrito de Itapemirim, que faz divisa com Piúma ao norte e Marataízes ao sul. Sua área urbana possui pouco mais de 2 Km de praia e ao sul, da ES-060 até a foz do Rio Itapemirim, são quase mais 8 Km de litoral.
Antes de ler essa matéria, recomendo dar uma olhada primeiro na postagem sobre a Praia de Itaoca, que está diretamente ligada com o assunto de hoje, ok?
Então, vamos lá! A Pedra Itaoca está localizada exatamente no meio da Praia de Itaoca, nos seus limites urbanos – não estou contando aqui a área mais deserta ao sul. Sim, ela fica no meio e não faz divisão com a Praia de Itaipava – até então, era o que eu achava, após fazer algumas pesquisas na Internet, mas moradores me informaram que a Praia de Itaoca se estende um pouco mais para o norte. Eu expliquei esse detalhe no post anterior, beleza?
Trata-se de uma formação rochosa com algumas pedras que escondem uma prainha e uma trilha até o topo, de onde se tem uma vista privilegiada do litoral! Essa área é bem arborizada, com muita sombra e tem até uma “pracinha” de terra batida logo na entrada.
Logo à direita há uma trilha bem curta que te leva a uma prainha quase “secreta” e “particular” – é uma enseada bem minúscula, então, é de quem chegar primeiro, entendeu? Pelas fotos abaixo dá pra notar que passar o dia aí é bom demais da conta, né não?
O lugar em si não é tão grande, seguindo a trilha, rapidamente chega-se ao topo e a vista de lá, pessoal, é demais!!!
As fotos abaixo mostram um giro pelo lado sul do mirante, onde se vê a Praia de Itaoca, a extensão deserta da praia mais ao longe, até seus limites, na entrada de Marataízes. Completando o giro, vemos a Ilha dos Franceses!
O lugar é bem frequentado pelos moradores, banhistas e turistas. Ali tem duas pedras que formam um banquinho natural e algumas árvores que proporcionam um pouco de sombra. Seguindo até a extremidade do lado norte, tem-se uma visão panorâmica da continuação da Praia de Itaoca, a Praia de Itaipava e o Monte Aghá lá embaixo! Belíssima essa vista, heim?
Além da praia e o passeio de escuna na Ilha dos Franceses, outro atrativo turístico que Itaoca nos proporciona é essa belíssima vista nesse mirante natural, a Pedra Itaoca. E aí galera, o que vocês acharam? Eu gostei foi demais!!!
Como chegar:
Partindo da Grande Vitória, siga para o sul pela BR-101 ou pela Rodovia do Sol e logo após, a ES-060. Após passar pela cidade de Piúma, continue para o sul até chegar em Itapemirim. Próximo à Comunidade São Sebastião, vire à esquerda na Rua Alan Kardec e siga em direção à praia.