Museu Solar Monjardim: História, Cultura e Turismo em Vitória

Compartilhe com seus amigos!

Você tem curiosidade em saber como viviam as famílias capixabas no Século XVIII, ou seja, cerca de 200 anos atrás? Sem dúvida, quem gosta de cultura e aprecia visitar museus, não pode deixar de conhecer o Museu Solar Monjardim, um dos ícones da história da cidade de Vitória!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Localização do Museu Solar Monjardim

O Museu Solar Monjardim está localizado numa chácara bastante arborizada, nas terras que restaram da antiga Fazenda Jucutuquara. São mais de 20.000m² de área verde, com diversas mangueiras bem frondosas, desde a entrada, passando pela rampa e até o casarão.

Exposição de canhões históricos

Logo na chegada, subindo a rampa à direita, ficam 3 tipos de canhões que foram usados na conquista de várias colônias na África, Ásia e nas Américas, entre os Séculos XVII e XIX. São eles:

  • Caronada de Munhões: o primeiro a aparecer na foto abaixo era modelo padrão da marinha inglesa, projetada para ser uma peça de artilharia leve para uso em navios, fabricado por volta de 1782;
  • Canhão Padrão Armstrong: esse é um canhão de caça em fragatas. Tem origem inglesa, sendo fabricado entre 1760 e 1820;
  • Canhão Tradição Fabril: de fabricação britânica, é um dos canhões de ferro mais antigos remanescentes no Brasil, sendo fabricado antes de 1660, no Século XVII.

A história do Museu Solar Monjardim

O casarão colonial que abriga o Museu Solar Monjardim teve sua construção iniciada em 1780. Porém, foi no ano de 1816 que passou a pertencer à família Monjardim, que por sua vez, utilizou o local até a década de 1940. Aliás, foi a primeira edificação a ser tombada como patrimônio nacional no Espírito Santo!

Recomendações importantes sobre o tour pelo museu

Todos os visitantes recebem uma proteção para colocar nos pés antes de adentrar o interior do casarão, para proteger o piso, que aliás, é original da época. Além disso, é proibido tocar nas peças de decoração ou sentar nas cadeiras, além de entrar nos cômodos, bloqueados por cordas. Porém, essa restrição não tira a visão total do ambiente visitado. Fotos podem ser tiradas, porém, sem o flash.

Os visitantes recebem também a planta do casarão, com a identificação e resumo de cada cômodo. Dessa forma, não há a necessidade de um guia, porém, eles estão disponíveis para tirar dúvidas e contar sobre as curiosidades da época.

O interior do Museu Solar Monjardim

O tour começa pela Sala de Visitas, onde se encontra uma mesa central, alguns quadros e diversos objetos de decoração. E uma curiosidade: no Século XIX era comum nessas casas, que a mobília fosse de fabricação nacional e as pratarias e louças, importadas da Europa.

Ainda na sala, logo à direita estão localizados três cômodos: dois quartos de hóspedes e um quarto de banho. Naquela época era costume “dar pouso” aos viajantes. Além disso, algumas figuras de destaque da nossa história passaram por lá, como o naturalista francês Auguste de Saint-Hilaire, o senador Nicolau Pereira de Campos Vergueiro e o padre Diogo Antônio Feijó.

Já no Quarto de Banho, o banheiro da época, provavelmente adaptado assim no Século XX, contém uma banheira, o vaso sanitário da época e urinóis.

O escritório do Barão e a sala de jantar

O escritório do Barão é um espaço voltado para a administração dos negócios e propriedades da família. Ali estão guardadas as condecorações concedidas pelo Imperador D. Pedro I ao Coronel José Francisco Monjardim, além de registros de negociações, armas e utensílios de uso pessoal.

Na sala de jantar, era comum a presença de utensílios de copa e cozinha importados da Europa, demonstrando o status social do dono da casa. Na foto abaixo você pode ver uma cristaleira com peças de cristal lapidado e vidro moldado.

Anexa à Sala de Jantar está a cozinha, que ocupa uma ampla área do casarão; ali estão diversos utensílios e ferramentas, já que boa parte dos alimentos consumidos eram produzidos na própria fazenda.

O quarto do Barão é um local bastante reservado na casa. Aliás, a cama de casal presente neste cômodo pertencia à família Monjardim e foi doada ao museu. Além disso, é possível perceber pelo tamanho da cama, como a baixa estatura era comum às pessoas da época.

A varanda e a capela

Em seguida, fomos para a varanda, bem ampla e que tinha como função garantir uma boa ventilação e fácil acesso aos demais cômodos da casa. De lá temos uma visão panorâmica da área externa e até a rua.

No final tem uma capela, adaptada em 1842 em razão da vinda do padre Diogo Feijó, que permaneceu nesta residência cerca de 5 meses. Ali estão algumas imagens, bancos e anexo uma sacristia, onde eram guardados os objetos litúrgicos, além da indumentária do padre.

Em seguida, logo depois de encerrar o tour na parte interna do museu, nos fundos podemos aproveitar um pouco da área verde do local. Aliás, a arquitetura externa do casarão é uma verdadeira viagem no tempo e na história do Brasil, não é?

Enfim, visitar o Museu Solar Monjardim é uma experiência histórica, turística e cultural muito interessante, que nos leva a conhecer mais da história do nosso Estado! Portanto, se você gosta desse tipo de entretenimento turístico, aproveite para ir lá conhecer!

Horário de Funcionamento:

De Terça à Sexta, de 9h às 12h e 13h30 às 16h30.
Sábados, Domingos e Feriados, de 13h às 17h.

Entrada é gratuita. Grupos acima de 10 pessoas precisam agendar a visita pelo telefone 27 3223-6609.

Como chegar:

Saindo de Vila Velha pela Terceira Ponte, siga em direção ao Centro pela Av Vitória. O bairro Jucutuquara está à direita, logo após IFES. Indo por Cariacica, passe pelo Centro de Vitória e após passar o Colégio Salesiano e um pouco mais à frente ao avistar a Fábrica de Idéias (à esquerda), faça o contorno para entrar no bairro. Siga em frente pela Av Paulino Muller até avistar o museu, que estará logo à sua direita.

Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Vitória!

Catedral Metropolitana de Vitória: Patrimônio Histórico Capixaba!
Conheça as 7 Melhores Hamburguerias em Vitória!
Pedreira Joana D’Arc: Destino de Trilha e Aventura em Vitória!

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário