Localizada no Noroeste Capixaba, Ecoporanga é uma típica cidade de interior com cachoeiras, montanhas e outros pontos turísticos bem interessantes para conhecer! Confira nesse roteiro de 2 dias o que fazer em Ecoporanga!
Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!
Conhecendo a cidade de Ecoporanga
A saber, a cidade de Ecoporanga está localizada no extremo noroeste do Espírito Santo, a 322 km de Vitória. Pra chegar lá você deve pegar a BR-101 Norte.
Além disso, o município faz divisa com as cidades mineiras de Ataléia, Carlos Chagas e Nanuque, além das cidades capixabas Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Mucurici, Nova Venécia, Ponto Belo e Vila Pavão.
O Que Fazer em Ecoporanga: Roteiro de 2 dias
1º dia pela manhã
O roteiro começa bem cedo, pra ver o nascer do sol no Monte Fujiama (ou Fujiyama), um dos principais pontos turísticos de Ecoporanga! Ele tem 533 metros de altura e foi foi tombado como patrimônio histórico em Setembro de 1989. Vai por mim, amanhecer no topo do Monte Fujiama é um espetáculo incrível! Além disso, do alto dá pra ver simplesmente a cidade toda!
Ver essa foto no Instagram
Ainda pela manhã, aproveite para visitar o Centro de Ecoporanga. Essas cidadezinhas de interior tem um ar muito pitoresco e ver de perto o dia a dia de quem mora nessas cidades, um pouco mais desacelerado em relação à região metropolitana, é um entretenimento muito legal!
1º dia à tarde
À tarde você visitará simplesmente o segundo maior Jequitibá Rosa do Estado! A saber: o primeiro fica na cidade de João Neiva!
Ver essa foto no Instagram
Localizado a 12 km da sede do município, no Córrego Paraíso, o Jequitibá Rosa também é conhecido como “Jequitibá Rei”. Ele tem 7,85 metros de circunferência e 33 metros de altura, excluindo a copa da árvore que mede aproximadamente 10 metros, com a idade estimada entre 500 a 700 anos!
Aliás, são necessárias 10 pessoas para abraçá-lo! 😱
Depois de visitar o Jequitibá Rosa, siga pela rodovia para conhecer um dos monumentos naturais mais imponentes de Ecoporanga: a Pedra do Garrafão!
Ver essa foto no Instagram
Pra se ter uma idéia, a Pedra do Garrafão é tão imponente, que você já a vê a quilômetros de distância na rodovia! Inclusive, ela é muito maior que a Pedra Azul – e olha a Pedra Azul é enorme! Sem dúvida, é impossível não se surpreender com tamanha beleza!
Ver essa foto no Instagram
2º dia pela manhã
A manhã do segundo dia em Ecoporanga será reservada para uma visita na Cachoeira do Arco-Íris, localizada a 8 km do centro da cidade. Você seguirá pela BR-342 (que tem nome de BR, mas é uma estrada de chão 🤦🏼♂️).
Ver essa foto no Instagram
Passar a manhã nessa cachoeira é um entretenimento muito gostoso! Você estará em contato direto com a natureza, numa reserva natural, que embora seja uma área particular, o proprietário sempre permitiu a entrada das pessoas no local.
A saber, a cachoeira tem esse nome porque devido à altura da cachoeira, quando a queda d’água bate nas rochas, formam-se brisas, onde é possível ver a formação de um arco-íris.
2º dia à tarde
O primeiro passeio é na Pedra da Viúva no distrito de Cotaxé. Esse ponto turístico tem uma história bem folclórica e conhecida na cidade.
Ver essa foto no Instagram
De acordo com moradores, no alto da pedra vivia um casal de índios. Todos os dias o índio descia da pedra atráves de uma corda, que num determinado dia se rompeu, causando assim a sua morte. Porém, a índia, viúva, continuou morando no alto dessa pedra por longos anos. Daí a origem do seu nome.
Depois de conhecer a Pedra da Viúva, bora tomar mais banho de cachoeira! Dessa vez, na Cachoeira Bonita!
Ver essa foto no Instagram
Eu gostei mais da Cachoeira Bonita do que a Cachoeira do Arco-Íris, pois a área dessa cachoeira é muito mais ampla, num enorme paredão de pedra. É excelente pra tomar banho, passar o dia com a família e também, curtir o pôr do sol!
Enfim, Ecoporanga é um municípío simples, porém, muito aconchegante. É a típica cidade de interior que você vai pra “desacelerar” e ver o tempo passar bem devagar! Esse roteiro de 2 dias do que fazer em Ecoporanga, certamente te ajudará a planejar seus passeios na cidade. Aproveite ao máximo seus dias por lá e boa viagem!
Vai embora não! Fique e confira também esses roteiros!
7 Passeios “Bate e Volta” Para Fazer no Feriado!
Os Melhores Lugares Para Fazer Rapel no Espírito Santo!
Viagem para Casal: 5 Lugares Românticos no Espírito Santo!
IMPORTANTE: Ao visitar esses pontos turísticos, que tal mantê-los preservados, do jeito que estão? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!