passos de anchieta 2024

Programação da 25ª Edição da Caminhada "Os Passos de Anchieta"

Os Passos de Anchieta é um caminho que revive a trajetória feita pelo jesuíta nos seus últimos anos de vida, compreendidas entre a antiga Vila de Rerigtiba (atual município de Anchieta) e o Colégio de São Tiago (atual Palácio Anchieta em Vitória, sede do Governo do Estado). Agora, mais de 400 anos depois, você poderá vivenciar, passo a passo, a mesma experiência de São José de Anchieta!

Foto: @passosdeanchieta

Foto: @passosdeanchieta

Esse projeto foi criado em 1998 pela ABAPA - Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta e acontece todos os anos, percorrendo 4 cidades capixabas:  começa em Vitória e passa por Vila Velha e Guarapari, para porfim, terminar em Anchieta.

Foto: @passosdeanchieta

Reconhecido internacionalmente como um dos primeiros caminhos da América, o roteiro dos Passos de Anchieta é o 4º desse tipo existente no mundo. Os outros três são os famosos Caminhos de Santiago de Compostela na Espanha, a Trilha da Terra Santa em Jerusalém e o Caminho de Roma, na Itália.

Foto: @passosdeanchieta

Programação: 1º dia: Vitória x Barra do Jucu, em Vila Velha 2º dia: Barra do Jucu x Setiba, em Guarapari 3º dia: Setiba x Meaípe, em Guarapari. 4º dia: Meaípe x Anchieta, na Igreja Matriz do município

Foto: @passosdeanchieta

30/05: Vitória x Barra do Jucu (25 km) -  Concentração às 7h e Saída às 7h30 -  Saída da Catedral Metropolitana de Vitória e chegada na Barra do Jucu em Vila Velha

Foto: @passosdeanchieta

Como Vitória é uma ilha, o trajeto até Vila Velha é feito em ônibus fretado até o Convento da Penha. Seguindo pelo litoral, a rota continua pelas praias urbanas de Vila Velha: Praia da Costa, Itapoã e Itaparica, até chegar na Barra do Jucu, conhecida como paraíso do surf e das bandas de congo.

Foto: @passosdeanchieta

31/05: Barra do Jucu x Setiba (28 km) -  Concentração às 7h e Saída às 7h30 -  Saída da Praça da Barra do Jucu em Vila Velha, com chegada na Praia de Setiba em Guarapari

Foto: @passosdeanchieta

O trecho do 2º dia passa por praias, na sua maioria, desertas. Uma delas é a Praia de Ponta da Fruta, para logo depois entrar na área de restinga do Parque Estadual Paulo César Vinha. Apesar desse trecho ser considerado um dos mais bonitos, é também o mais cansativo, pois todo o percurso é feito na areia.

Foto: @passosdeanchieta

01/06: Setiba x Meaípe (24 km) -  Concentração às 7h e Saída às 7h30 -  Saída em frente ao Quiosque do Alemão em Setiba, Guarapari, com chegada na Praia de Meaípe

Foto: @passosdeanchieta

O percurso do 3º dia percorre Guarapari de ponta a ponta, passando pelas Três Praias e Aldeia da Praia, a região da Praia do Morro, as praias do centro e a Enseada Azul, até chegar em Meaípe, que já foi classificada pelo Guia 4 Rodas como uma das praias mais bonitas do Brasil.

Foto: @passosdeanchieta

02/06: Meaípe x Anchieta (23 km) -  Concentração às 7h e Saída às 7h30 -  Saída em frente ao Hotel Gaeta em Meaípe, Guarapari e chegada no Santuário Nacional de São José de Anchieta

Foto: @passosdeanchieta

A última etapa alterna trechos entre praias desertas, rodovias e estradas de terra. Na beira das praias são encontrados poços naturais de água potável que, dizem, terem sido abertos pelo Padre Anchieta. As praias de Ubu, Parati, Guanabara e Castelhanos completam o percurso, até a chegada no santuário.

Foto: @passosdeanchieta

Inscrições e valores: -  Centro de Atendimento ao Turista (CAT) de Vila Velha, no Boulevard Shopping (Rod do Sol, Jockey de Itaparica). A loja fica no 1º piso, entre a Sipolatti e Loja Avenida -  Site https://ospassosdeanchieta.com/ -  Taxa de inscrição: R$250,00.

Foto: @passosdeanchieta

Veja também:

Guarapari: Guia Definitivo com Todas as Praias da “Cidade Saúde”

Como Montar Um Roteiro de Viagem? Veja 15 Dicas Práticas